Fechada desde a inauguração do novo Pronto Socorro da Santa Casa, em 2022, a antiga fachada, na Rua XV de Novembro, começou a ser revitalizada nesta quarta-feira, 26 de março, numa parceria entre a Prefeitura de Corumbá, a Marinha do Brasil, a LHG Mining e a loja Santana Tintas. O vereador do município, Chicão Vianna, foi um dos idealizadores e intermediadores da ação, que mostra a tentativa de recuperação do único hospital público da cidade.
Para o prefeito, Grabriel de Oliveira, a pintura da antiga fachada representa todo o trabalho que vem sendo feito desde o inicio do ano para restruturar a Santa Casa. "A reabertura da entrada do Hospital pela XV de Novembro é simbólica para a cidade, mas não é única necessidade que encontramos aqui, estamos acompanhando e dando suporte a reestruturação do hospital para que ele possa funcionar com plenitude. Precisamos melhorar toda a rede de saúde pública para desafogar o atendimento secundário. Contratamos um administrador hospitalar com vasta experiência, numa tratativa com o governo do estado e o Ministério Público, visto que não temos profissional com esse perfil na cidade", destaca o prefeito Gabriel que acompanhou o inicio dos trabalhos.
Sobre o prazo para reabrir a entrada da Santa Casa pela rua XV de Novembro, o prefeito declara que é difícil estipular um prazo, pois apesar do município também ter pressa, o trabalho que está sendo feito é complexo e demanda tempo. Gabriel recorda que a estrutura interna da Santa Casa ainda possui diversos pontos para serem revitalizados, são equipamentos e setores deteriorados que precisam ser reorganizados para entregar um trabalho efetivo para a população.

Sobre a estimada UTI Neo Natal, Gabriel explica que o acordo firmado com a Secretaria Estadual de Saúde prevê o funcionamento de uma unidade de UTI Neo Natal no Hospital da Cassems, para atender tanto a rede pública quanto privada. "A parceria com a Universidade Unicesumar continua, estivemos lá na última semana, eles devem terminar o Centro Obstétrico até o meio do ano, e colocaremos ele em funcionamento. Essa parceria com eles será fundamental também no ponto de vista ambulatorial, para ampliarmos os atendimentos nos bairros", declara.
O Comandante da Base Fluvial de Ladário, Capitão de Mar e Guerra Ramon Ferreira Rodrigues destacou a satisfação da Marinha do Brasil em contribuir com a melhoria para a cidade. "É uma alegria muito grande poder contribuir com essa parceria. Estamos empenhando 15 militares do Complexo Naval de Ladário e equipamentos para realização do serviço, com destaque para uma plataforma elevatória", detalha. O capitão acredita que a pintura da antiga fachada dure em torno de 20 dias para ser finalizada.

Citado pelo prefeito como um administrador hospitalar com vasta experiência, o atual presidente da Junta Interventora da Santa Casa de Corumbá, Rafael Vinagre Faro, destaca que é animador obter parcerias como essa para reerguer o hospital. "A Santa Casa perdeu muito com a falta de parcerias privadas nos últimos anos, e essa cooperação da sociedade é de grande importância para recuperação da Unidade. A pintura melhora a imagem externa, mas internamente estamos trabalhando para entregar um atendimento de excelência. A Santa Casa não vai parar, nós estamos com um plano de ação muito bom para os próximos meses com novas especialidades e retorno de alguns exames como a mamografia, endoscopia e colonoscopia que estavam parados", promete o gestor.
A proprietária da loja Santana Tintas, Elaine Cristina de Araújo, destaca que é uma honra participar da ação. "Quero agradecer o convite do vereador Chicão Vianna para fazer parte dessa revitalização e dizer que estimo por outras parcerias como essa", diz.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Carreta do Amor realiza mais de 180 exames de mamografia em Ladário

Corumbá abre vacinação contra a gripe; imunização inicia com público alvo

Capacitação ensina boas práticas para manipulação correta dos alimentos

MP instaura inquérito civil para apurar impactos do tráfego de caminhões no Alta Floresta 2

Emenda de R$ 9 milhões vai melhorar infraestrutura das salas de vacinação no Estado

Carreta do Amor oferece exames de mamografia em Ladário até 27 de março

Municípios de MS começam a receber doses para vacinação contra Influenza

Secretaria de Saúde de Corumbá divulga cronograma de vacinação para a semana

Projeto monitora impacto das queimadas no ar e na saúde da população de MS
