A população de Corumbá e região está recebendo, nesta segunda-feira (14), uma ação de saúde promovida pelo Comando do 6º Distrito Naval, em parceria com a Fiocruz e a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul. A iniciativa está sendo realizada no Cais do Centro de Convenções da cidade, oferecendo atendimentos gratuitos à comunidade, como consultas médicas e odontológicas, vacinação contra a gripe e exames laboratoriais, até às 17h.
A ação integra o Projeto “Navio” (Navegação Ampliada para Vigilância Intensiva e Otimizada), que tem como objetivo identificar patógenos virais em comunidades ribeirinhas do Pantanal e investigar os impactos das mudanças climáticas na saúde pública. Iniciada em 2023, a iniciativa já percorreu, com os navios subordinados ao Comando da Flotilha de Mato Grosso, duas vezes os trechos Norte e Sul do Rio Paraguai, de Corumbá a Cáceres (MT) e de Corumbá a Porto Murtinho, ampliando o alcance das ações de vigilância, pesquisa e assistência em saúde às populações ribeirinhas da região.
De acordo com o coordenador do projeto, Luiz Alcântara, a iniciativa busca compreender como as mudanças climáticas influenciam a propagação de doenças em populações vulneráveis. “Estamos mapeando os vírus, bactérias e fungos encontrados para identificar possíveis mutações associadas às mudanças ambientais. É uma abordagem que considera não apenas o indivíduo, mas também o ambiente em que ele vive”, explicou.
Desde o início do projeto, os pesquisadores vêm coletando dados em comunidades ribeirinhas do Rio Paraguai. As análises genéticas visam detectar variações nos microrganismos identificados e relacioná-las a fatores como aumento de temperatura, pluviosidade e umidade. O estudo integra uma investigação mais ampla sobre os impactos das mudanças climáticas na saúde de populações isoladas e com acesso limitado a serviços médicos.

As dificuldades enfrentadas pelas populações ribeirinhas também são evidenciadas durante a ação. Segundo Luiz Alcântara, muitas dessas comunidades não têm acesso à infraestrutura básica de saúde, como postos de atendimento ou farmácias. A aplicação de vacinas que requerem múltiplas doses é um dos principais desafios, pois muitos moradores não conseguem retornar ao município devido à falta de recursos financeiros. “Eles acabam utilizando uma dose só e aí têm que começar o processo todo novamente”, esclareceu.
O comandante do Navio-Transporte Fluvial Almirante Leverger, capitão de corveta Daniel Duarte, enfatizou a importância da atuação conjunta. "A Marinha do Brasil já presta assistência médico-hospitalar há décadas na calha do Rio Paraguai. E agora, com a parceria da Marinha com a Fiocruz e as Secretarias de Saúde dos estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, ampliamos essa assistência. Os navios foram capacitados com diversos laboratórios para analisar não apenas a saúde do indivíduo, mas também o seu entorno. Serão avaliadas a qualidade da água que ele ingere e as condições dos animais da região. Isso visa melhorar a política de saúde estadual a médio e longo prazo", afirmou.
A Secretaria Municipal de Saúde participa da ação com a aplicação de vacinas contra a influenza. “Estamos com uma equipe no local atendendo principalmente as regiões do Porto e Beira-Rio. A vacinação é fundamental, especialmente neste momento em que o vírus está circulando”, destacou o secretário municipal de Saúde, Antônio Juliano de Barros.
Moradores que estão sendo atendidos na ação têm elogiado a qualidade do serviço. A auxiliar de cozinha Roseane Souza, que soube da iniciativa por meio das redes sociais, aproveitou para cuidar da saúde. “Fui atendida rapidinho, com muito carinho. Tomei a vacina da gripe e vou aproveitar os outros atendimentos médicos. Está tudo muito organizado”, contou.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo Federal lança ação para vacinar 413,5 mil estudantes de escolas públicas em MS

Corumbá tem vacinação em 10 unidades de saúde

Médicos peritos do INSS voltam ao trabalho nesta segunda-feira

Após tumulto e protesto, Cassems marca assembleia virtual para aprovar contas

Em nota, direção da Maternidade afirma que caso de abordo era irreversível

MS realiza monitoramento contínuo da qualidade da água para consumo humano

Carreta do Hospital de Amor atende mais de mil pessoas em Corumbá

Após força-tarefa, licitação avança para aquisição de medicamentos em Corumbá

MS registra 2.891 casos confirmados de dengue
