Menu
sexta, 25 de abril de 2025
Prefeitura - Abril 2025
Andorinha - Novembro 2024
Saúde

Médicos peritos do INSS voltam ao trabalho nesta segunda-feira

14 abril 2025 - 10h47Agência Brasil

Após 235 dias de paralisação, médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltaram hoje (14) ao trabalho. Nesta segunda-feira, os cerca de 300 médicos que estavam em greve começam a repor os dias parados e o atendimento volta ao normal.

Em janeiro, o INSS anunciou o reagendamento automático das perícias não realizadas para médicos que não aderiram à greve.

As pessoas que precisarem de atendimento podem agendar por meio da Central de Atendimento pelo número 135 ou acessar o portal Meu INSS, de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

“Nos casos de afastamento do trabalho por até 180 dias, o recomendável é a utilização do Atesmed, serviço online que permite realizar a perícia documental, dispensando a necessidade de perícia presencial”, informou a pasta.

Em caso de necessidade de atendimento presencial, a autarquia lembra que é necessário levar documento de identificação com foto, laudo médico com diagnóstico e tratamentos, exames, prescrições médicas.

Retorno ao trabalho

O retorno ao trabalho foi definido após assinatura de acordo com o Ministério da Previdência Social a entidade que representa os médicos peritos. Pelo acordo, a pasta vai restituir o salário descontado desde janeiro.

Desde agosto do ano passado, cerca de 300 médicos peritos, 10% do total, estavam parados, em uma greve que foi considerada a maior da história da carreira. 

Em nota, a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) informou que os ganhos ficaram aquém do esperado, mas que o acordo assinado traz abertura para futuros avanços. A entidade também comemorou a reversão de riscos disciplinares e a restituição dos salários descontados.

“Por certo, o pacto firmado não corresponde à expectativa das partes envolvidas, mas garante a estabilização do conflito classista e a segurança dos peritos médicos federais, especialmente mediante a exclusão dos riscos funcionais e disciplinares. Apesar de não constituir aquilo que a categoria almejava, a saber, a manutenção das cláusulas do Termo de Acordo nº 01/2022, o novo pacto sinaliza a consolidação de novas conquistas”, destacou o texto.

O comunicado não detalhou os ganhos da categoria. Os médicos peritos reivindicavam o cumprimento de um acordo de 2022.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
Corumbá e Ladário estão entre os 10 municípios que receberão a Caravana da Castração
Saúde
Sábado têm atividades educativas e serviços de saúde no Porto Geral
Saúde
Capacitação prepara municípios de MS para receber a Caravana da Castração
Saúde
MS ultrapassa 2,6 mil cirurgias ortopédicas realizadas pelo Programa MS Saúde
Saúde
Divulgado o cronograma de rotina das salas de vacina de Corumbá até sexta-feira, 25
Saúde
Hanna reivindica médicos especialistas para atendimento às mulheres nos finais de semana
Saúde
Vacinação no feriado imuniza mais de 700 pessoas contra COVID-19 e Influenza em Corumbá
Saúde
Governo Federal lança ação para vacinar 413,5 mil estudantes de escolas públicas em MS
Saúde
Corumbá tem vacinação em 10 unidades de saúde
saúde
Parceria entre Marinha, Fiocruz e SES/MS leva assistência médica a Corumbá

Mais Lidas

Oportunidade
Inscrições abertas para Brigadistas do Prevfogo/Ibama 2025
Geral
Barco vira no rio Paraguai e duas pessoas são resgatadas na região do Tagiloma
Saúde
Sábado têm atividades educativas e serviços de saúde no Porto Geral
Natureza
Nível dos rios do estado sobem; régua em Ladário atinge a altura máxima no período