Na última semana, representantes da Coordenação Estadual de Imunização estiveram em Ladário para orientações e alinhamento referentes à implantação de um ponto de aplicação da vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) no município. O Vice Prefeito de Ladário, Dr. Juliano de Oliveira, e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, receberam as visitantes.
Atualmente, a vacina BCG é aplicada apenas na maternidade do município vizinho, Corumbá. No mês de março desse ano, três técnicas de enfermagem da Secretaria Municipal de Ladário participaram de uma capacitação em Campo Grande-MS, com foco na administração da vacina BCG. Dessa forma, será disponibilizada uma sala para aplicação da vacina BCG em Ladário, que já conta com profissionais capacitados e habilitados para o procedimento.
Vacina BCG
Conforme informações do Governo Federal (https://www.gov.br/pt-br/servicos/vacinar-contra-formas-graves-de-tuberculose-bcg-fiocruz-rj), a vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) é indicada para prevenir as formas graves de Tuberculose (Miliar e Meníngea).
O esquema de vacinação é em dose única o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade. Na rotina, a vacina é destinada a crianças na faixa etária de 0 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Em crianças nascidas com peso inferior a 2 Kg, adiar a vacinação até que atinjam este peso.
"Ao ser aplicada, a vacina estimula o sistema imunológico do bebê, promovendo a formação de anticorpos e células de defesa contra o bacilo da tuberculose. Essa resposta imunológica oferece proteção contra as formas graves da doença, embora não impeça totalmente a tuberculose pulmonar, que é a forma mais comum. E agora os ladarenses contarão com mais esse serviço de saúde aqui em nossa cidade", explicou o Vice Prefeito de Ladário, Dr. Juliano de Oliveira.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Coleta de sangue será realizada em Corumbá neste sábado

Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

"Vacimóveis" levam imunização a locais de difícil alcance em MS

Corumbá recebe novos kits e moderniza estrutura das salas de vacina

Médicos alertam para riscos de prescrição de testosterona para mulher

MS registra 8.384 casos confirmados de dengue

Vacinação reduz internações por doenças causadas pelo HPV, diz estudo

Médicos da Atenção Primária de Corumbá recebem capacitação sobre Doenças Crônicas



Representantes da Coordenação Estadual de Imunização estiveram em Ladário na última semana. (Foto: Divulgação)


