Com o preocupante aumento de casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o vereador Jovan Temeljkovitch está sugerindo à Prefeitura de Corumbá, a ampliação da vacinação na cidade, atendendo toda a população corumbaense. Hoje, a cobertura vacinal está liberada apenas para os grupos prioritários.
A sugestão do vereador foi feita por meio de um requerimento direcionado ao prefeito Gabriel Alves de Oliveira, com cópia ao secretário Antônio Juliano de Barros, de Saúde. Além da ampliação da cobertura, pediu adoção de medidas para intensificar a campanha vacinal, diante do aumento dos casos no Estado e na região pantaneira, conforme dados oficiais da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul.
“É uma situação preocupante que precisa de medidas urgentes por parte do Poder Executivo, como a abertura da vacinação para toda a população, sem restrições de faixa etária ou grupo de risco; bem como campanhas de vacinação aos finais de semana, com prioridade para as regiões mais vulneráveis e com baixa cobertura vacinal”, enfatizou.
Jovan sugeriu inclusive a abertura do Centro de Saúde da Ladeira aos sábados, para atendimento e vacinação da população em geral; a intensificação das visitas domiciliares, visando à vacinação de pacientes acamados e pessoas com mobilidade reduzida; além de intensas campanhas de conscientização e divulgação, utilizando mídias sociais, rádios, jornais e demais canais de comunicação.
Segundo lugar
“Pelo Boletim Epidemiológico da Semana Epidemiológica 16, Corumbá ocupa a segunda posição no Estado em número de casos notificados de SRAG, com 154 casos e 6 óbitos, ficando atrás apenas da Capital”, observou o vereador.
“Em Campo Grande, medidas emergenciais já foram adotadas como a decretação de estado de emergência por 90 dias, devido à falta de leitos hospitalares, a liberação da vacinação contra a Influenza para toda a população, além de estudos para eventual suspensão das aulas escolares”, lembrou.
“Corumbá mantém a vacinação restrita apenas aos grupos prioritários (idosos acima de 60 anos, gestantes, profissionais da saúde e crianças menores de 6 anos), conforme divulgado nas redes sociais oficiais do município. Diante da gravidade do cenário epidemiológico, há necessidade urgente de ampliação da cobertura vacinal para conter a disseminação da Influenza e de outras doenças sazonais”, acrescentou ressaltando que o pedido visa “fortalecer a resposta municipal frente à atual crise sanitária, garantindo maior proteção à população e reduzindo a pressão sobre o sistema de saúde local”.
Trânsito
À diretora da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Mariana Ricco Arguello Ortiz, Jovan solicitou a realização de pinturas em faixas de pedestres existentes em frente à Escola Municipal CAIC- Padre Ernesto Sassida e CEMEI Catarina Anastácio da Cruz, no Bairro Dom Bosco, bem como na Escola Municipal de Educação Integral Tilma Fernandes Veiga e CEMEI Valódia Serra, no Bairro Cervejaria.
Disse que as faixas estão com pinturas desgastadas, comprometendo a segurança de alunos, pais, responsáveis, servidores e demais pedestres que transitam nesses locais, especialmente nos horários de entrada e saída dos estabelecimentos de ensino.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Coleta de sangue será realizada em Corumbá neste sábado

Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

"Vacimóveis" levam imunização a locais de difícil alcance em MS

Corumbá recebe novos kits e moderniza estrutura das salas de vacina

Médicos alertam para riscos de prescrição de testosterona para mulher

MS registra 8.384 casos confirmados de dengue

Vacinação reduz internações por doenças causadas pelo HPV, diz estudo

Médicos da Atenção Primária de Corumbá recebem capacitação sobre Doenças Crônicas



Preocupação de Jovan é com o aumento dos casos na região pantaneira. (Foto: Ascom)


