Menu
domingo, 14 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Saúde

Hanna reivindica médicos especialistas para atendimento às mulheres nos finais de semana

23 abril 2025 - 10h17Assessoria

A vereadora Hanna Ellen Santana está pleiteando junto ao Poder Executivo Municipal, a adoção de medidas necessárias para assegurar o atendimento com médicos especialistas aos sábados e domingos, nas Unidades de Saúde e na rede de atendimento, especialmente nas áreas de pediatria e ginecologia, em Corumbá.

A solicitação foi feita por meio de requerimento apresentado durante sessão ordinária da Câmara e direcionado ao secretário Antônio Juliano de Barros, de Saúde. Destacou que essa é uma medida necessária para atendimento aos sábados e domingos, único período disponível para que mulheres e mães que trabalham durante toda a semana, tenham acesso ao atendimento médico na rede pública de saúde.

Justificou o pedido afirmando que a ausência de especialistas durante os finais de semana tem causado transtornos significativos à população, sobretudo nas áreas de pediatria e ginecologia, que concentram grande parte das demandas emergenciais.

“Muitas mulheres e mães trabalham durante toda a semana e encontram nos sábados e domingos, o único momento disponível para buscar atendimento médico para si e para seus filhos. A falta de especialistas nesse período não apenas sobrecarrega os atendimentos gerais, mas compromete diretamente a resolutividade e a humanização do cuidado, além de agravar quadros clínicos por falta de avaliação adequada”, argumentou reforçando a implantação de escalas de plantão com profissionais especialistas também aos finais de semana, para assegurar um atendimento mais completo, acessível e eficiente.

Pavimentação

A vereadora está solicitando ao secretário Marcelo Antunes Rodrigues, de Infraestrutura e Serviços Públicos, a execução de obras necessárias na Alameda 14 Bis, via paralela à Rua Monte Castelo, localizada no Bairro Aeroporto, que se encontra em situação precária após as últimas chuvas. Disse que a via está com acúmulo de lama e erosões, dificultando o tráfego de pedestres e veículos, situação que tem gerado transtornos constantes, afetando diretamente a mobilidade urbana e colocando em risco a segurança de quem transita pela região.

Limpeza

Pediu também serviços de capina, roçada e limpeza da Praça São Francisco de Assis, localizada na Avenida Rio Branco, importante espaço público de lazer e prática de atividades físicas, bastante frequentado pela população.

Observou que no local existe uma academia de ginástica ao ar livre que atende pessoas de todas as idades, especialmente no início da manhã e no final da tarde, mas que, devido ao mato alto e sujeira,  tem comprometido o uso seguro e adequado, além de favorecer a ação de marginais, gerando sensação de insegurança para os frequentadores, além da preocupação com a saúde pública, já que a falta de manutenção pode contribuir para a proliferação de insetos e vetores de doenças, como o mosquito da dengue.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

saúde
Coleta de sangue será realizada em Corumbá neste sábado
saúde
Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa
saúde
Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas
saúde
"Vacimóveis" levam imunização a locais de difícil alcance em MS
saúde
Corumbá recebe novos kits e moderniza estrutura das salas de vacina
saúde
Médicos alertam para riscos de prescrição de testosterona para mulher
saúde
MS registra 8.384 casos confirmados de dengue
saúde
Vacinação reduz internações por doenças causadas pelo HPV, diz estudo
saúde
Médicos da Atenção Primária de Corumbá recebem capacitação sobre Doenças Crônicas
saúde
MS registra 8.384 casos confirmados de dengue

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal