Como uma cidade de interior com recursos limitados e difícil acesso à médicos especialistas para diagnóstico e tratamento do câncer, Ladário recebe neste sábado, 05 de abril, os Projetos Casa Rosa e Casa Azul, do Dr. Victor Rocha, com a expectativa de zerar a fila de pacientes que aguardam por consultas e exames preventivos do câncer. Os atendimentos são realizados na Policlínica do município, na rua Comandante Souza Lobo, nº 1197, das 8h às 17h.
De acordo com o vice-prefeito, Dr. Juliano Silva, quem pessoalmente garantiu a vinda dos projetos para Ladário, a ação de hoje conta com 12 profissionais da Casa Rosa e Casa Azul, além de toda a equipe da saúde municipal, Urologista, Mastologista, Assistente Social, equipe Odontológica e Clínico Geral. "É uma equipe multidisciplinar que estará empenhada em atender toda a demanda, serão 120 exames de PSA, 100 ultrassons e consultas de livre demanda com o Dr. Victor Rocha", diz Juliano.

A ação de hoje em Ladário não atende somente aos pacientes que aguardavam a vez por consultas e exames, qualquer pessoa, inclusive moradores de Corumbá, pode comparecer. Para ser atendido, é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e exames anteriores, se houverem.
Idealizador do projeto, Dr. Victor Rocha, que é corumbaense de nascimento, mas hoje vive em Campo Grande, disse ao Capital do Pantanal que atender ao chamado de um amigo de infância é um grande prazer. "Juliano e eu crescemos juntos, estudamos na mesma sala até o 3º ano do fundamental", disse o médico que também segue carreira política, como vereador reeleito na Capital.

"Dr. Juliano nos visitou em Campo Grande, conheceu a estrutura do projeto de perto e articulou nossa vinda através de uma parceria entra a Associação Beneficente da Casa Rosa e a Prefeitura de Ladário, a expectativa é que a gente atenda 300 pessoas já agendadas para hoje. Temos médicos ginecologista, mastologista, urologista e ultrassonografista, o paciente faz a consulta, os exames e até coleta do material para biopsia, se necessário for", explica Victor Rocha.
Além das consultas e exames preventivos da saúde da mulher e do homem, a equipe municipal de saúde também realiza aferição de pressão arterial, testes de glicemia e orientações sobre saúde bucal, com distribuição de kits de higiene pessoal. Vacinadores também estão em estande montado no local aplicando doses da vacina contra Influenza.

A secretária municipal de saúde, Helen Andressa da Silva, destaca que a estratégia tem por objetivo zerar a fila de pacientes que as vezes aguardam por até seis meses para se consultarem com especialistas que hoje estão à disposição da população. "Hoje, além das consultas com os especialistas, temos a oferta de exames que são importantíssimos para o diagnóstico do câncer. Conseguimos uma parceria com o laboratório terceirizado que atende o município para a realização de exames de PSA o dia todo. Depois do atendimento de hoje, a equipe do Projeto retorna mais pra frente para atender aqueles que ficarão aguardando o resultado de exames que demandam um pouco mais de tempo", explica a secretária.
Os atendimentos dos Projetos Casa Rosa e Casa Azul são realizados na Policlínica do município, na rua Comandante Souza Lobo, nº 1197, das 8h às 17h.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Após tumulto e protesto, Cassems marca assembleia virtual para aprovar contas

Em nota, direção da Maternidade afirma que caso de abordo era irreversível

MS realiza monitoramento contínuo da qualidade da água para consumo humano

Carreta do Hospital de Amor atende mais de mil pessoas em Corumbá

Após força-tarefa, licitação avança para aquisição de medicamentos em Corumbá

MS registra 2.891 casos confirmados de dengue

Conferência discute saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito humano

Projeto Amigo Cão melhora a saúde de pacientes com apoio de cães terapeutas

Prefeitura, Rede Hemosul e Junta Interventora alinham ações para setor de hemoterapia
