O deputado Paulo Duarte (PSB) apresentou nesta quarta-feira (2), durante a sessão plenária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, um projeto de lei que prevê a adoção de protocolos específicos para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições sensoriais especiais. A proposta busca padronizar a assistência prestada pelos serviços médicos em todo o estado.
Segundo o texto, quando houver solicitação prévia, as ambulâncias deverão desligar as sirenes e os giroflex ao se aproximarem do local de atendimento, exceto em situações que envolvam risco à segurança pública ou exijam sinalização de emergência.
“Esse procedimento iniciará no serviço de atendimento telefônico de emergência, que deverá prever a identificação de pacientes com condições sensoriais especiais, comunicando à equipe de socorro essa particularidade e permitindo uma abordagem adaptada”, explica o deputado Paulo Duarte.
Além da criação desse protocolo, a proposta determina que o Estado realize capacitações regulares para profissionais do atendimento pré-hospitalar, a fim de conscientizá-los e prepará-los para lidar adequadamente com pacientes que possuem hipersensibilidade sensorial. Também está prevista a adaptação das ambulâncias, que deverão contar com tecnologia de redução de ruídos e isolamento acústico nas áreas onde o paciente será transportado, além de oferecer formas alternativas de comunicação para pacientes autistas, especialmente durante o deslocamento.
O projeto de lei nº 00075/2025 é fruto de uma solicitação do vereador Matheus Casarin, de Corumbá, e foi apresentado justamente no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado nesta quarta-feira. Agora, a matéria seguirá os trâmites da Casa Legislativa, passando pela análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). *Com informações da Assembleia Legislativa de MS.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

'Prefeito nos Bairros' atende demandas da área central de Ladário

Ministro anuncia nova estrutura das forças de segurança na fronteira

Corumbá está entre as cidades de MS com mais propostas inscritas no Novo PAC Seleções

Corumbá recebe Ministro Wellington Dias para celebrar investimentos na Casa do Migrante

Jovan pede avaliação dos horários de ônibus disponibilizados à população

Yussef propõe "bueiros inteligentes" para combater alagamentos na cidade

Parturientes de natimorto podem ter área separada das demais mães

Projeto 'Prefeito nos Bairros' chega à Coahb e trecho do Santo Antônio em Ladário

Brasil sanciona lei para garantir reconstrução dentária à mulheres vítimas de violência
