A homenagem à educadora Maria Cecília Amendola da Mota aconteceu na noite desta terça-feira, 25 de março, durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Corumbá. A iniciativa partiu do vereador e presidente da Casa de Leis, Ubiratan Canhete de Campos Filho, Bira, e recebeu aprovação total dos integrantes do Poder Legislativo corumbaense. O ato contou com a presença de integrantes da Coordenadoria Regional da Educação (CED).
“Foi uma satisfação, uma honra para todos nós, prestarmos esta homenagem à Maria Cecília, em reconhecimento à dedicação e excelência no trabalho realizado por ela nas mais diferentes áreas da Educação no Mato Grosso do Sul, em especial a atenção dispensada ao município de Corumbá”, observou Bira.
Hoje aposentada, Maria Cecilia é detentora de um riquíssimo currículo. Ela ocupou cargos de grande importância como os de secretária estadual de Educação do MS; secretária municipal de Educação em Campo Grande; assessora na área da Educação no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul; vice-presidente da OMEP/Brasil na Região Centro Oeste; vice-presidente da Undime Nacional 2011-2012; presidente da UNDIME Estadual de MS 2009-2012; presidente do Conselho Municipal Antidroga 2008-2012; membra do Conselho Consultivo da Revista Pátio.
Também foi membra conselheira do Conselho Estadual de Educação 2008-2012; membra do Comitê Municipal Compromisso Todos pela Educação 2007-2012; professora do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC/IESF 2002 2010; membra do Conselho Superior da Universidade Anhanguera - UNIDERP 2009-2012 e vice-presidente do Consed/Região Centro Oeste; presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação - CONSED, e sócia efetiva do Movimento Todos pela Educação, a partir de 2019.
Suas principais áreas de atuação são a Educação Infantil, Políticas Públicas, formação de docentes e gestores escolares, Gestão de Dirigentes Municipais de Educação, Gestão Pública. Hoje está aposentada, mas continua atuando na área da educação em todo o estado.

Formação
Maria Cecília é Mestre em Educação, pela Universidade Católica Dom Bosco (2003); especialista em Gerente de Cidades pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e em Metodologia do Ensino pela Associação de Ensino e Cultura Urubupungá (AECU); possui graduação com Licenciatura em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar, pela Universidade do Oeste Paulista (1988); Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar pela Universidade do Oeste Paulista (1980); Ciências Biológicas pela Universidade do Oeste Paulista (1973) e Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente (1972).
56 anos dedicados à educação
O riquíssimo currículo é fruto dos 56 anos dedicados à educação. Ela agradeceu a homenagem e disse que ainda continua atuando. Tanto é que está em missão em Corumbá, trabalhando pelo municipalismo, uma proposta do Governo Eduardo Riedel.
Lembrou a criação de uma fundação enquanto secretária no governo de Reinaldo Azambuja, de apoio à educação básica. “É uma fundação que não só apoia a escola estadual, vai apoiar a escola estadual e a escola municipal, em todos os projetos que possam alavancar a aprendizagem dos alunos”, comentou observando que nessa missão em Corumbá, está em entendimentos com a Prefeitura, apresentando propostas importantes para o setor educacional, e para as crianças pantaneiras.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Entrega da primeira certidão de Pessoa Trans marca avanço da inclusão em Ladário

Paulo Duarte diz que vetar Hidrovia Paraguai Paraná é condenar região ao isolamento

Participação de negros e indígenas no Executivo sobe para 39%

General apresenta balanço de ações durante seu comando na 18ª Brigada de Infantaria

PSA Pantanal vai remunerar quem ajudar a preservar o bioma e combater incêndios

Condições climáticas e volume hídrico abaixo da média coloca MS em emergência ambiental

Corumbá promove debates sobre planejamento urbano na 7ª Conferência

Proibição da captura do Dourado por mais dois anos segue para sanção do governador

Infraestrutura faz limpeza de canaletas para reduzir alagamentos na avenida 14 de Março
