A revitalização e reativação do Mercadão Municipal, localizado no centro da cidade, foi um dos assuntos em pauta na sessão ordinária de ontem, segunda-feira, 14, do Poder Legislativo corumbaense.
Na oportunidade, a vereadora Hanna Santana sugeriu ao prefeito Gabriel Alves de Oliveira, o estabelecimento de parceria com o Governo Estadual, no sentido de que sejam realizados estudos técnicos visando uma parceria com o Estado que culmine com a reabertura do antigo mercadão.
A sugestão da vereadora é que o Município formalize essa parceria com o Governo Estadual, por meio do programa MS Criativo, considerado por ela como extremamente importante para o espaço voltar a funcionar na cidade.
“O mercadão, que já foi um importante ponto de comercialização, pode se tornar novamente um polo de destaque para os produtores rurais da região, além de permitir a valorização da cultura local, com a presença de artesanato, gastronomia típica e apresentações de músicos corumbaenses”, disse em sua justificativa.
Hanna afirma que o prédio se encontra em condições precárias, sem condições de uso, sendo necessária a revitalização completa da estrutura para que possa receber atividades comerciais e culturais de forma segura e eficiente.
“Corumbá será contemplada em maio, durante o Festival América do Sul, com o lançamento do programa MS Criativo, iniciativa do Governo do Estado voltada ao fomento da cultura e da economia criativa. Nesse contexto, a reativação do Mercadão Municipal pode se alinhar diretamente com as ações do MS Criativo, tornando-se um espaço estratégico de promoção cultural e econômica permanente no município. Essa iniciativa contribuirá para o fortalecimento da economia local, o incentivo ao turismo, e permitirá o retorno da tradicional feira cultural que acontecia no final da Rua Antônio Maria, paralela à Rua Delamare, no centro da cidade. Sua implementação significará a valorização dos trabalhadores e artistas de Corumbá, além de oferecer um espaço de interação, lazer e valorização da identidade local”, acrescentou pedindo que a proposta tenha devida atenção por parte do Poder Executivo.
Mais linhas de ônibus
Hanna também está reivindicando à Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat) e à Viação Cidade Corumbá (VCC), a criação de novas linhas de ônibus para melhorar os serviços de transporte coletivo de passageiros na cidade, garantindo um atendimento mais eficaz aos moradores do Bairro Padre Ernesto Sassida, e aos residenciais Flamboyant e Corumbella II.
Explicou que os moradores dessas localidades enfrentam sérias dificuldades de locomoção devido à ausência de linhas específicas ou à sobrecarga nas já existentes. Atualmente, os residenciais Flamboyant e Corumbella são atendidos apenas pela linha do Bairro Guatós, que se encontra operando no limite de sua capacidade, especialmente nos horários de pico.
Situação semelhante ocorre com a linha do Maria Leite, que além de atender o próprio bairro, também precisa cobrir o Bairro Padre Ernesto Sassida, o que compromete a qualidade e a pontualidade do serviço.
“Essas regiões têm registrado crescimento populacional e aumento da demanda por transporte coletivo, sendo fundamental que o serviço seja ampliado e adaptado à nova realidade, garantindo dignidade, mobilidade e acessibilidade à população”, concluiu.
Moção
A vereadora teve aprovado requerimento em que concede Moção de Congratulação à atleta Camilly Aparecida Pereira pela conquista do terceiro lugar nos Jogos Escolares Brasileiros realizados em Recife.
Camilly é atleta do Projeto Geração Olímpica, iniciativa que vem transformando vidas por meio do esporte. Sua conquista é reflexo de dedicação, disciplina e talento, além de representar com orgulho o município de Corumbá, em uma competição de alto nível.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

"Diálogo com o Gestor" dá evidência as políticas públicas com foco na primeira infância

Presidente da Câmara destaca importância da qualificação contínua para gestores

Ladário assina renegociação da dívida de R$ 10 milhões com a SANESUL

MS encabeça estratégia de desenvolvimento conjunto com RS, PR e SC

Projeto de Lei nivela pessoas transplantadas às pessoas com deficiência no MS

Beneficiários de programas sociais podem se tornar mão de obra para suprir demanda da indústria

Projeto de Lei obriga instituições a prestar contas de recursos públicos recebidos

Alexandre propõe audiência pública para debater a mineração em Corumbá

Fusão com o Republicanos é condição de Riedel continuar no PSDB
