Menu
domingo, 14 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Política

Fiscalização e compensação da mineração em Corumbá geram questionamentos

16 abril 2025 - 10h00Danielly Carvalho

A intensa atividade mineradora em Corumbá, uma das regiões que mais concentram a produção mineral de Mato Grosso do Sul, tem despertado preocupações quanto à forma como ocorre a fiscalização da extração e o controle de saída do minério. Diante da importância ambiental, econômica e social do setor, cresce a necessidade de transparência e responsabilidade por parte das empresas e dos órgãos públicos envolvidos na exploração desses recursos naturais.

Nesse contexto, a atuação da empresa LHG Mining entrou no radar do Poder Legislativo. Desde o início de suas operações no município, em abril de 2022, a empresa tem extraído minério de ferro e manganês, mas informações detalhadas sobre a quantidade de material retirado e os valores repassados ao Município ainda são limitadas. Por isso, o assunto passou a ser tema de questionamentos formais por parte do vereador Alexandre Vasconcellos.

Por meio de requerimento encaminhado ao presidente da LHG Mining, Aguinaldo Filho, o parlamentar solicitou esclarecimentos sobre o total de toneladas de minério extraídas desde o início das atividades da empresa, além de um relatório com os valores destinados ao Município a título de Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM). Também pediu informações sobre como o Estado realiza a fiscalização da quantidade de minério extraído em Corumbá.

“Precisamos obter informações concretas e detalhadas acerca das atividades da empresa LHG Mining em Corumbá, especialmente no que tange à quantidade de recursos minerais extraídos e à respectiva compensação financeira repassada ao Município. São dados fundamentais para garantir a transparência e permitir o acompanhamento da atuação da empresa, bem como da fiscalização exercida pelos órgãos competentes”, completou o vereador.

O vereador Alexandre Vasconcellos busca esclarecimentos sobre a fiscalização da extração de minério em Corumbá. Foto: Ascom

Além disso, Alexandre Vasconcellos encaminhou outro pedido de esclarecimento durante sessão ordinária da Câmara Municipal, dessa vez direcionado a autoridades ligadas à mineração e ao meio ambiente. O requerimento foi enviado ao diretor-geral da Agência Nacional de Mineração, Mauro Henrique Moreira Sousa; ao secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Elias Verruck; e ao diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, André Borges Barros de Araújo.

O objetivo é compreender o funcionamento da fiscalização da atividade mineradora no município: qual órgão é responsável, como ocorre o acompanhamento da extração e de que maneira se dá o controle de saída do minério.

“Informações claras e precisas acerca da atuação do poder público estadual e federal na fiscalização da atividade mineradora no município de Corumbá, região que concentra grande parte da produção mineral do Estado”, justificou o vereador.

Para ele, é essencial entender os mecanismos adotados pelos órgãos competentes para assegurar a legalidade e a sustentabilidade da exploração mineral. “É fundamental compreender quais são os órgãos competentes e quais os mecanismos adotados para garantir a legalidade e a sustentabilidade da exploração mineral, visando à preservação do meio ambiente e ao cumprimento das normas legais vigentes”, afirmou.*Com informações da Assessoria do Vereador. 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Secretária Jossiely Godoi é homenageada com a mais alta honraria do Crea-MS na Assembleia
Política
MS Ativo Cooperação encerra agenda de 2025 com adesão de 100% dos municípios
Política
MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios
Política
Ex-presidente da Bolívia é preso acusado de desvio de dinheiro público
Política
Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos
Política
Genética forense reforça investigações e fortalece Bancos de Perfis Genéticos em MS
Social
Em um ano, mais de 40 mil pessoas deixaram a linha da pobreza em MS
Política
CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais
Política
Genilson sugere levar projeto Lazer nos Bairros para as praças de Corumbá
Política
Encontro propõe agenda binacional para enfrentamento da violência contra mulheres

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal