Menu
sexta, 25 de abril de 2025
Prefeitura - Abril 2025
Andorinha - Novembro 2024
Política

Edinaldo propõe transformar terrenos baldios em espaços de convivência e hortas comunitárias

08 abril 2025 - 11h43Assessoria

Transformar terrenos baldios abandonados em espaços de lazer e convivência social para a população é o que está propondo o vereador Edinaldo Neves, como forma de eliminar um grave problema existente na área urbana de Corumbá e que causa um sério problema de saúde pública, inclusive.

Nesse sentido, o vereador apresentou um Projeto de Lei na noite de ontem, 7, durante sessão da Câmara Municipal, que dispõe sobre a destinação dos terrenos baldios abandonados na cidade. Como forma regularizar esta situação, garantindo função social desses espaços, bem como a melhoria do ambiente urbano e o bem-estar da população.

Pelo projeto apresentado, considera-se terrenos baldios abandonados aqueles que estejam desocupados ou com edificação em ruínas; apresentem riscos à saúde e segurança da população, como acúmulo de lixo ou vegetação descontrolada; não possuam uso regular há mais de dois anos, e que tenham débitos relativos ao IPTU ou tributos municipais há mais de dois anos.

A iniciativa de Edinaldo visa transformar os terrenos baldios abandonados na cidade em áreas de utilidade pública, como espaços de lazer e convivência para a população. “Com isso, esperamos reduzir os problemas de segurança, saúde e estética causados por terrenos abandonados, além de promover a inclusão social com a criação de áreas acessíveis à população”, observou.

Acrescentou ainda o Projeto de Lei visa incentivar a responsabilidade social da iniciativa privada, por meio de parcerias que proporcionem benefícios para o Município e suas empresas.

Utilidade Pública

O Projeto de Lei prevê ainda que os terrenos abandonados serão declarados de utilidade pública e passarão a ser tutelados pelo Município pelo período de quatro anos, a fim de viabilizar a transformação desses espaços em áreas de lazer ou infraestrutura urbana.

Poderão ser utilizados como áreas de lazer e convivência; hortas comunitárias ou espaços para cultivo de alimentos; áreas de estacionamento público, pequenas feiras ou mercados populares; bem como outras iniciativas compatíveis com o uso social, que promovam a qualidade de vida urbana.

A construção, implantação e manutenção dos espaços públicos poderão contar com a parceria da iniciativa privada, mediante termos de cooperação entre empresas e o Município; adoção de espaços públicos, com responsabilidade pelas obras e manutenção; Parcerias Público-Privadas (PPPs), regulamentadas pela Lei Federal nº 11.079/2004.

Estas empresas parceiras poderão, inclusive, utilizar a publicidade de suas marcas nos locais beneficiados, sendo reconhecidas como padrinhos da ação, conforme regulamentação a ser definida pelo Poder Executivo, garantindo que a divulgação respeite as normas de publicidade em espaços públicos.

Regularização de IPTU

Após o período de quatro anos, o proprietário do terreno será obrigado a iniciar uma obra de infraestrutura no imóvel, demonstrando o uso adequado e regularização do terreno. Como incentivo terá isenção do IPTU por quatro anos, a partir do início da obra, desde que não haja débitos anteriores.

O vereador ressalta que, em caso de descumprimento das obrigações estabelecidas pela Lei, o terreno permanecerá sob uso público até que as condições sejam regularizadas; serão aplicadas multas progressivas, conforme o Código Tributário Municipal, e até desapropriação para fins de interesse social, conforme estabelece o artigo 182, parágrafo 4º da Constituição Federal e o Estatuto das Cidades.

No Maria Leite

Por meio de indicação, Edinaldo solicitou à Prefeitura, a realização de serviços de limpeza, roçada e poda de árvore no Bairro Maria Leite,  visando melhorar a segurança, acessibilidade e bem-estar dos moradores da região.

Disse que o mato está muito alto e que pode contribuir para surgimento de focos de doenças, como a dengue. Além disso, existem árvores que estão com seus galhos baixos e que precisam ser podados para evitar quedas comprometendo a segurança de pedestres, inclusive.

Orla dos Ipês

Edinaldo também solicitou serviços de limpeza da Orla dos Ipês, localizada na Avenida General Dutra, Bairro Centro América, inclusive com instalação e manutenção de equipamentos que contribuirá para a valorização do espaço público, aumento da segurança no período noturno e incentivo à ocupação da praça por famílias e comerciantes locais. A iniciativa também poderá fomentar atividades culturais e eventos na praça, promovendo maior integração comunitária e uso adequado do espaço urbano.

Havaí

Edinaldo reivindicou a realização de obras de restauração da escadinha que dá acesso à região do Havaí, no centro da cidade, bem como a instalação de iluminação pública adequada e poda de galhos de árvores na região. Disse que a escadaria é o acesso às residências e que é essencial para a segurança e mobilidade da comunidade local.

Informou que está em condições precárias, oferecendo risco de acidentes, especialmente no período noturno, devido à falta de iluminação. A vegetação ainda dificulta a visibilidade dos moradores, principalmente das crianças.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Ladário assina renegociação da dívida de R$ 10 milhões com a SANESUL
Política
MS encabeça estratégia de desenvolvimento conjunto com RS, PR e SC
Política
Projeto de Lei nivela pessoas transplantadas às pessoas com deficiência no MS
Política
Beneficiários de programas sociais podem se tornar mão de obra para suprir demanda da indústria
Política
Projeto de Lei obriga instituições a prestar contas de recursos públicos recebidos
Política
Alexandre propõe audiência pública para debater a mineração em Corumbá
Política
Fusão com o Republicanos é condição de Riedel continuar no PSDB
Política
Casa da Mulher Brasileira em Corumbá é garantia de dignidade, diz Paulo Duarte
Política
MS está em luto de três dias por morte do papa Francisco
Política
Mais de 92 mil eleitores de MS podem perder o título em menos de um mês

Mais Lidas

Oportunidade
Inscrições abertas para Brigadistas do Prevfogo/Ibama 2025
Geral
Barco vira no rio Paraguai e duas pessoas são resgatadas na região do Tagiloma
Natureza
Nível dos rios do estado sobem; régua em Ladário atinge a altura máxima no período
Saúde
Sábado têm atividades educativas e serviços de saúde no Porto Geral