A 7ª Conferência Municipal da Cidade de Corumbá está chegando ao fim nesta quinta-feira (27). Com o tema "Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social", o evento trouxe palestras sobre financiamento da gestão urbana e os impactos das mudanças climáticas nas cidades. Realizada no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, a conferência reuniu representantes do poder público, sociedade civil e setor privado para discutir temas como habitação, regularização fundiária, sustentabilidade e planejamento urbano.
Organizado pela Prefeitura, por meio da Agência Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, o evento foi avaliado como um espaço essencial para fortalecer a gestão democrática e definir prioridades para o desenvolvimento urbano da cidade. O diretor-presidente da Agência, Madson Ramão, destacou a relevância das discussões.
"As entidades estão aqui, as pessoas estão aqui pra discutir exatamente o que Corumbá necessita. E essas propostas serão amplamente debatidas, aprovadas, e aquelas que cabem ao município ficarão aqui no município para fazer parte do nosso relatório final que será aplicado no município de Corumbá. E as propostas de âmbito estadual serão encaminhadas ao Estado pra que essas propostas sejam votadas na sétima Conferência Estadual, e ela sendo aprovada também pra beneficiar a população de Corumbá. Nós estamos discutindo propostas que vão mudar a cidade de Corumbá. Então, a participação de todos que estão aqui é de extrema importância para o futuro de Corumbá." afirmou Madson Ramão.

O evento teve início na noite de ontem (26), com a palestra "O Planejamento Urbano e a ATHI", ministrada pela arquiteta e urbanista Kelly Hokama, conselheira do Conselho Estadual das Cidades.
"Eu vim a convite, falar sobre a questão urbana, a questão de assistência técnica e habitação e interesse social, que eu acredito que o município e o secretário têm interesse de estar trabalhando isso aqui no município. Então, nós trouxemos ideias e possibilidades na questão urbana, o que se tem desenvolvido na capital e também nacionalmente e o que tem mudado nas questões políticas, nas questões de desenvolvimento urbano.", explicou Hokama.
Os debates foram organizados em três eixos temáticos:
-
Articulação entre os principais setores urbanos e planejamento de políticas públicas;
-
Gestão estratégica e financiamento;
-
Temas transversais.
O professor de Educação Física Johonie Midon, que participou das discussões do eixo temático dois, sobre gestão estratégica e financiamento, ressaltou a importância da conferência para ouvir as demandas da população.
Debate sobre uma Corumbá mais inclusiva. Foto:Danielly Carvalho
"Estou aqui participando da 7ª Conferência Municipal das Cidades, evento este de extrema importância para a nossa cidade e que vai oportunizar, com certeza, o Executivo a efetivamente recuperar tudo aquilo que já foi e é possível para transformar a nossa cidade em um marco estadual e nacional. Nós já estávamos aguardando essa 7ª Conferência, visto que o novo Governo Municipal tem nas mãos a possibilidade de resgatar, em definitivo, a nossa história, que muitos admiram e outros que passaram, seja no Executivo ou no Legislativo, e não fizeram. Então, eu creio que os que estão hoje no Comando Executivo e Legislativo têm condições de efetivar tudo aquilo que a nossa população merece" afirmou Midon.
Um dos momentos mais aguardados do evento é a aprovação das propostas debatidas na conferência, além da eleição dos 14 delegados que representarão Corumbá na 7ª Conferência Estadual das Cidades, marcada para os dias 5 e 6 de junho, em Campo Grande. O encerramento está previsto para as 17h, com a leitura do documento final que reunirá as principais diretrizes discutidas ao longo do evento.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Seminário de Manejo Integrado do Fogo vai discutir alternativas para redução de impactos

Entrega da primeira certidão de Pessoa Trans marca avanço da inclusão em Ladário

Paulo Duarte diz que vetar Hidrovia Paraguai Paraná é condenar região ao isolamento

Participação de negros e indígenas no Executivo sobe para 39%

General apresenta balanço de ações durante seu comando na 18ª Brigada de Infantaria

PSA Pantanal vai remunerar quem ajudar a preservar o bioma e combater incêndios

Condições climáticas e volume hídrico abaixo da média coloca MS em emergência ambiental

Proibição da captura do Dourado por mais dois anos segue para sanção do governador

Infraestrutura faz limpeza de canaletas para reduzir alagamentos na avenida 14 de Março
