O decreto de emergência ambiental, válido por 180 dias, foi assinado na quinta-feira, 27 de março, durante o lançamento do “Pacto do Pantanal”, programa integrado de desenvolvimento sustentável na região pantaneira. A medida foi concretizada devido as condições climáticas adversas e o baixo volume hídrico registrado para o período, que favorecem a propagação de focos de incêndios florestais em todos os biomas, principalmente o Pantanal. O evento, na Capital do Estado, teve a participação do ministro substituto do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), João Paulo Capobianco.
Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) detalha que o decreto de emergência foi definido com base nas avaliações dos dados do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e da própria Lasa (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Verruck destacou que a medida vai contribuir para ações de prevenção e enfrentamento aos incêndios florestais. “Estamos com volume hídrico abaixo da média histórica para o período da região do Pantanal. Então este decreto de emergência que vale por 180 dias contribui para ordenarmos todas as nossas ações de prevenção e sabemos que daqui um mês já estaremos fazendo ações de combate a incêndios florestais no Pantanal”, completou.
Para realizar o combate aos incêndios florestais, o Corpo de Bombeiros Militar de MS terá investimento de R$ 34,8 milhões neste ano e estará presente em todo território do Pantanal, com 177 militares nas guarnições de combate aos incêndios (florestais), distribuídos em 11 bases operacionais.
A estrutura dispõe de equipamentos e materiais especializados, com o apoio de viaturas, embarcações e aeronaves. O anúncio da aprovação do Plano de Operações do Corpo de Bombeiros também ocorreu durante o evento do Pacto do Pantanal. *Com informações da Coumicação do Governo do MS
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Munir cumpre promessa de campanha e leva estrutura da prefeitura para as ruas

Câmara encerra mês de março com homenagem à Mulher Pantaneira

Seminário de Manejo Integrado do Fogo vai discutir alternativas para redução de impactos

Entrega da primeira certidão de Pessoa Trans marca avanço da inclusão em Ladário

Paulo Duarte diz que vetar Hidrovia Paraguai Paraná é condenar região ao isolamento

Participação de negros e indígenas no Executivo sobe para 39%

General apresenta balanço de ações durante seu comando na 18ª Brigada de Infantaria

PSA Pantanal vai remunerar quem ajudar a preservar o bioma e combater incêndios

Corumbá promove debates sobre planejamento urbano na 7ª Conferência
