O presídio de Corumbá recebeu, ontem (10), a visita de autoridades da Bolívia que atuam na área de segurança pública. A ação buscou fortalecer a cooperação entre os dois países, principalmente no combate ao crime na região de fronteira e na troca de experiências sobre a gestão das unidades prisionais.
Liderada pelo coronel Cristian García Peñaranda, da Polícia Boliviana, a comitiva percorreu as instalações da unidade. O coronel destacou que a atuação dos policiais penais e a organização da unidade demonstram um sistema eficaz, que garante a segurança e respeita os direitos das pessoas privadas de liberdade.
Durante a visita, os representantes bolivianos acompanharam o funcionamento do presídio, que inclui a divisão dos presos conforme o tipo de crime e o estágio do processo. Também foram apresentados os serviços de saúde e apoio psicológico oferecidos aos internos. A equipe da unidade conta com médicos, enfermeiros, dentista, psicóloga e assistente social. Além disso, são promovidas atividades como oficinas, cursos e produção de artesanato, que ajudam os detentos a reduzir suas penas, conforme previsto pela Lei de Execução Penal.
O diretor do presídio, Ricardo Solis Baracat, destacou a importância da visita para a integração entre os dois países. “A integração com as forças bolivianas é essencial para o enfrentamento do crime na faixa de fronteira. Além disso, é uma oportunidade de mostrar como o respeito à legalidade e a busca pela ressocialização orientam nosso trabalho diário”, afirmou.
A comitiva boliviana também foi formada pelo major Rolando Rodríguez, pelo capitão Carlos de La Quintana, e pelos capitães Luis Armando Poma e Enrique Segovia, todos atuantes no município de Puerto Suárez, cidade boliviana vizinha a Corumbá.
A iniciativa reforça os laços entre Brasil e Bolívia e contribui para melhorar a segurança na região de fronteira por meio da cooperação entre os sistemas de segurança e administração prisional.*Com informaçoes da Agepen.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Homem que furtou fios de igreja pediu perdão por roubar a "casa de Deus"

Mãe é responsabilizada por maus-tratos após agredir filha de 2 anos

Homem que manteve companheira em cárcere privado é preso em Campo Grande

Criminosos usavam estudantes de medicina para traficar cocaína da Bolívia

Operação nacional contra grupo de incentivo à automutilação em adolescentes cumpre mandados em MS

Presídio de Corumbá recebe vacinação contra gripe

Polícia Civil regulamenta gestão dos pátios de veículos apreendidos nas delegacias do interior

Irmão de Vanessa fala da dor e da espera por Justiça pela morte de jornalista

Homem que cortou vagina de namorada é solto em audiência de custódia na Capital
