Política

Hanna sugere parceria com o Governo para reativação do Mercadão Municipal

15 ABR 2025 • POR Assessoria • 10h23
Hanna acredita que parceria com o Estado pode ser importante para a reabertura do antigo mercadão - Foto: Ascom

A revitalização e reativação do Mercadão Municipal, localizado no centro da cidade, foi um dos assuntos em pauta na sessão ordinária de ontem, segunda-feira, 14, do Poder Legislativo corumbaense.

Na oportunidade, a vereadora Hanna Santana sugeriu ao prefeito Gabriel Alves de Oliveira, o estabelecimento de parceria com o Governo Estadual, no sentido de que sejam realizados estudos técnicos visando uma parceria com o Estado que culmine com a reabertura do antigo mercadão.

A sugestão da vereadora é que o Município formalize essa parceria com o Governo Estadual, por meio do programa MS Criativo, considerado por ela como extremamente importante para o espaço voltar a funcionar na cidade.

“O mercadão, que já foi um importante ponto de comercialização, pode se tornar novamente um polo de destaque para os produtores rurais da região, além de permitir a valorização da cultura local, com a presença de artesanato, gastronomia típica e apresentações de músicos corumbaenses”, disse em sua justificativa.

Hanna afirma que o prédio se encontra em condições precárias, sem condições de uso, sendo necessária a revitalização completa da estrutura para que possa receber atividades comerciais e culturais de forma segura e eficiente.

“Corumbá será contemplada em maio, durante o Festival América do Sul, com o lançamento do programa MS Criativo, iniciativa do Governo do Estado voltada ao fomento da cultura e da economia criativa. Nesse contexto, a reativação do Mercadão Municipal pode se alinhar diretamente com as ações do MS Criativo, tornando-se um espaço estratégico de promoção cultural e econômica permanente no município. Essa iniciativa contribuirá para o fortalecimento da economia local, o incentivo ao turismo, e permitirá o retorno da tradicional feira cultural que acontecia no final da Rua Antônio Maria, paralela à Rua Delamare, no centro da cidade. Sua implementação significará a valorização dos trabalhadores e artistas de Corumbá, além de oferecer um espaço de interação, lazer e valorização da identidade local”, acrescentou pedindo que a proposta tenha devida atenção por parte do Poder Executivo.

Mais linhas de ônibus

Hanna também está reivindicando à Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat) e à Viação Cidade Corumbá (VCC), a criação de novas linhas de ônibus para melhorar os serviços de transporte coletivo de passageiros na cidade, garantindo um atendimento mais eficaz aos moradores do Bairro Padre Ernesto Sassida, e aos residenciais Flamboyant e Corumbella II.

Explicou que os moradores dessas localidades enfrentam sérias dificuldades de locomoção devido à ausência de linhas específicas ou à sobrecarga nas já existentes. Atualmente, os residenciais Flamboyant e Corumbella são atendidos apenas pela linha do Bairro Guatós, que se encontra operando no limite de sua capacidade, especialmente nos horários de pico.

Situação semelhante ocorre com a linha do Maria Leite, que além de atender o próprio bairro, também precisa cobrir o Bairro Padre Ernesto Sassida, o que compromete a qualidade e a pontualidade do serviço.

“Essas regiões têm registrado crescimento populacional e aumento da demanda por transporte coletivo, sendo fundamental que o serviço seja ampliado e adaptado à nova realidade, garantindo dignidade, mobilidade e acessibilidade à população”, concluiu.

Moção

A vereadora teve aprovado requerimento em que concede Moção de Congratulação à atleta Camilly Aparecida Pereira pela conquista do terceiro lugar nos Jogos Escolares Brasileiros realizados em Recife.

Camilly é atleta do Projeto Geração Olímpica, iniciativa que vem transformando vidas por meio do esporte. Sua conquista é reflexo de dedicação, disciplina e talento, além de representar com orgulho o município de Corumbá, em uma competição de alto nível.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.