Saúde

Em nota, direção da Maternidade afirma que caso de abordo era irreversível

12 ABR 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 15h40
Gestante deu entrada na quinta-feira, 10 de abril, com quadro de hemorragia. - Foto: PMC

Em nota oficial divulgada neste sábado, 12 de abril, a diretora da Maternidade da Santa Casa, Dra Dalva Dias, esclarece a respeito do caso de aborto ocorrido na unidade. 

De acordo com o documento, na quinta-feira, 10 de abril,  uma paciente deu entrada na unidade apresentando quadro de hemorragia transvaginal, em gestação gemelar de 19 semanas, configurando um caso de aborto em curso.

Segundo a direção, a paciente foi imediatamente acolhida e atendida pela equipe médica de plantão, sem necessidade de passar pela triagem, dada a gravidade do quadro. A nota afirma que a prioridade da equipe foi garantir a saúde da gestante, oferecendo todos os cuidados clínicos necessários de forma ágil e eficaz.

O documento nega que tenha ocorrido falta de medicação durante o atendimento e que não foi indicada intervenção cirúrgica, uma vez que os fetos não apresentavam idade gestacional compatível com a vida extrauterina.

No momento, a paciente encontra-se clinicamente estável, sob acompanhamento da equipe de saúde.

Ainda não nora, a direção da Maternidade reforça que o caso em questão tratava-se de um aborto em curso, inevitável e que a idade gestacional era incompatível com a vida extra-uterina.

A Maternidade encerra a nota garantindo que equipe segue comprometida com a transparência, a ética e a excelência no atendimento à população.