Mutirão de Mamografias começou hoje em Corumbá e segue até quinta-feira
8 ABR 2025 • POR Danielly Carvalho • 13h53Os serviços na carreta do Hospital de Amor começaram na manhã desta terça-feira (8) com o objetivo de detectar o câncer de mama e ampliar o acesso das mulheres aos exames preventivos. A expectativa é que 180 exames sejam realizados durante os três dias de atendimento, sendo 30 no período da manhã e mais 30 à tarde, em pacientes de 40 a 69 anos. A ação é uma parceria entre o município e o Hospital de Amor.
A técnica de radiologia Mila Christie, responsável pela realização do exame de mama, destaca a importância desse momento para o cuidado da saúde da mulher. Ela enfatiza que o atendimento é totalmente humanizado, o que torna a experiência mais tranquila para as pacientes.
"Dentro da nossa carreta, na sala de mamografia, nós temos um atendimento humanizado com duas televisões. Ligamos as televisões e colocamos uma imagem e uma música mais calma para deixá-las mais relaxadas, pois o exame pode ser um pouco desconfortável. Essa é a forma que encontramos para deixá-las mais tranquilas", explicou a técnica.
Além dos exames de mamografia e preventivos, a população também tem acesso a outros atendimentos, como vacinação, aferição de pressão e glicemia. A enfermeira Ranielle da Silva Araújo, que está atuando nos atendimentos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá, contou que a procura tem sido grande pelos exames, o que facilita a prevenção e o tratamento precoce da doença. "É importante fazer o rastreio regularmente, anualmente, para observar possíveis alterações nas mamas e, assim, possibilitar um diagnóstico precoce do câncer de mama. Quanto antes fizermos o rastreio, maior a chance de cura e de tratamento adequado. A Carreta do Amor, em parceria com a Prefeitura de Corumbá, tem o objetivo de realizar o acompanhamento e identificar alterações. O resultado sai em torno de 30 a 40 dias e é enviado para a central de regulação, onde a paciente recebe o encaminhamento para iniciar o tratamento. Com certeza, é uma parceria muito importante para a saúde das mulheres", afirmou Ranielle.
Elidia Cristina, pescadora de Porto Morrinho, também aproveitou a oportunidade para realizar o exame. "É um cuidado com a saúde. Sou ribeirinha e soube dessa ação. Já estava com encaminhamento, que foi marcado pela saúde ribeirinha. É muito importante cuidar da saúde e estar sempre atento, especialmente com o passar da idade. Precisamos estar sempre alerta. Vim fazer a mamografia, pois já estava aguardando há alguns meses, pois o aparelho no nosso hospital está estragado", contou Elidia.
Os atendimentos continuarão ao longo da tarde e seguem até quinta-feira (10). A unidade móvel está estacionada na rua 15 de Novembro, entre as ruas Colombo e América. O horário de funcionamento é das 07h às 17h, e os exames serão realizados mediante agendamento prévio, feito pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.