Procon de Corumbá age rápido e atende requerimento de vereador antes mesmo de recebê-lo
7 ABR 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 14h08
Nesta segunda-feira, 07 de abril, servidores da Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Corumbá estiveram na agência do Agibank, na rua 13 de Junho, para fiscalizar e averiguar situação denunciada pelo vereador Alexandre Vasconcellos, em seção ordinária na Câmara Municipal, na última terça-feira, 01 de abril.
Na Câmara, Alexandre pedia por providências urgentes por parte do Procon, contra a agência bancária que estaria se recusando a encerrar contas de consumidores presencialmente, exigindo que o procedimento fosse realizado exclusivamente via aplicativo.
O requerimento do vereador foi enviado para divulgação nos veículos de notícias locais, inclusive com publicação no site Capital do Pantanal, no dia 02 de abril, porém, de acordo com o diretor presidente do Procon, Pietro Candia, o documento com o pedido do vereador não chegou ao Procon, que apesar disso, não deixou de cumprir seu papel de órgão protetor dos direitos do consumidor.

Através da notificação nº 141/2025, o Procon questionou à agência bancária se o "estabelecimento exige que o procedimento de encerramento de conta ocorra exclusivamente via aplicativo; se o local já se recusou e/ou tem se recusado a efetivar o encerramento de contas dos correntistas presencialmente; e se houve migração automática dos correntistas aposentados e pensionistas do banco Santander para o Agibank", ainda a respeito desse último questionamento, o Procon também quer saber se as migrações ocorreram com a anuência dos correntistas.
Ao Capital do Pantanal, Pietro Candia, ressalta que orientou ao gerente do Agibank que ofereça auxilio aos idosos na realização do procedimento. "Sabemos que os idosos possuem dificuldade para a realização de procedimentos on-line, por isso orientei para que os funcionários da agência auxiliem a pessoa idosa durante todos os passos da execução do serviço", explica Candia.
A agência do Agibank em Corumbá tem o prazo de 10 dias para responder a notificação do Procon.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.