Casa Rosa e Casa Azul devem zerar a fila de exames preventivos ao câncer em Ladário
5 ABR 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 09h35Como uma cidade de interior com recursos limitados e difícil acesso à médicos especialistas para diagnóstico e tratamento do câncer, Ladário recebe neste sábado, 05 de abril, os Projetos Casa Rosa e Casa Azul, do Dr. Victor Rocha, com a expectativa de zerar a fila de pacientes que aguardam por consultas e exames preventivos do câncer. Os atendimentos são realizados na Policlínica do município, na rua Comandante Souza Lobo, nº 1197, das 8h às 17h.
De acordo com o vice-prefeito, Dr. Juliano Silva, quem pessoalmente garantiu a vinda dos projetos para Ladário, a ação de hoje conta com 12 profissionais da Casa Rosa e Casa Azul, além de toda a equipe da saúde municipal, Urologista, Mastologista, Assistente Social, equipe Odontológica e Clínico Geral. "É uma equipe multidisciplinar que estará empenhada em atender toda a demanda, serão 120 exames de PSA, 100 ultrassons e consultas de livre demanda com o Dr. Victor Rocha", diz Juliano.
A ação de hoje em Ladário não atende somente aos pacientes que aguardavam a vez por consultas e exames, qualquer pessoa, inclusive moradores de Corumbá, pode comparecer. Para ser atendido, é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e exames anteriores, se houverem.
Idealizador do projeto, Dr. Victor Rocha, que é corumbaense de nascimento, mas hoje vive em Campo Grande, disse ao Capital do Pantanal que atender ao chamado de um amigo de infância é um grande prazer. "Juliano e eu crescemos juntos, estudamos na mesma sala até o 3º ano do fundamental", disse o médico que também segue carreira política, como vereador reeleito na Capital.
"Dr. Juliano nos visitou em Campo Grande, conheceu a estrutura do projeto de perto e articulou nossa vinda através de uma parceria entra a Associação Beneficente da Casa Rosa e a Prefeitura de Ladário, a expectativa é que a gente atenda 300 pessoas já agendadas para hoje. Temos médicos ginecologista, mastologista, urologista e ultrassonografista, o paciente faz a consulta, os exames e até coleta do material para biopsia, se necessário for", explica Victor Rocha.
Além das consultas e exames preventivos da saúde da mulher e do homem, a equipe municipal de saúde também realiza aferição de pressão arterial, testes de glicemia e orientações sobre saúde bucal, com distribuição de kits de higiene pessoal. Vacinadores também estão em estande montado no local aplicando doses da vacina contra Influenza.
A secretária municipal de saúde, Helen Andressa da Silva, destaca que a estratégia tem por objetivo zerar a fila de pacientes que as vezes aguardam por até seis meses para se consultarem com especialistas que hoje estão à disposição da população. "Hoje, além das consultas com os especialistas, temos a oferta de exames que são importantíssimos para o diagnóstico do câncer. Conseguimos uma parceria com o laboratório terceirizado que atende o município para a realização de exames de PSA o dia todo. Depois do atendimento de hoje, a equipe do Projeto retorna mais pra frente para atender aqueles que ficarão aguardando o resultado de exames que demandam um pouco mais de tempo", explica a secretária.
Os atendimentos dos Projetos Casa Rosa e Casa Azul são realizados na Policlínica do município, na rua Comandante Souza Lobo, nº 1197, das 8h às 17h.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.