Política

Jovan pede avaliação dos horários de ônibus disponibilizados à população

3 ABR 2025 • POR Assessoria • 15h31
Jovan afirma que o sistema precisa ser aprimorado para melhor atender a população. - Foto: Ascom

O vereador Jovan Temeljkovitch está sugerindo ao Poder Executivo e à direção da Viação Cidade Corumbá, a realização de estudos técnicos sobre o sistema de transporte coletivo de passageiros no município, no sentido de avaliar eventual necessidade de redimensionamento dos horários disponibilizados à população, levantando dados sobre a demanda em diferentes horários e rotas, bem como análise comparativa entre os horários ofertados e a real necessidade dos usuários.

A sugestão foi feita durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Corumbá esta semana. Na oportunidade, Jovan solicitou ao Poder Executivo, encaminhamento de expediente à diretora-presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Mariana Ricco Arguello Ortiz, com cópia a Empresa Viação Cidade Corumbá, para a realização dos estudos necessários.

Observou que o requerimento foi elaborado a partir de questionamentos por parte de usuários do sistema de transporte coletivo, em relação a uma série de problemas verificados por eles diariamente, como ausência de ônibus em determinadas linhas e horários, deixando de atender a demanda local.

“Importante destacar que o transporte público é um serviço essencial para a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população. Entende-se que uma análise detalhada dos horários atuais, com a participação direta dos usuários, pode identificar possíveis ajustes necessários para melhorar a eficiência do sistema”, comentou.

Por isso mesmo o vereador sugeriu que seja feito levantamento de dados sobre a demanda em diferentes horários e rotas; consulta pública aos usuários, por meio de pesquisas, audiências ou plataformas digitais, para coletar sugestões e críticas; análise comparativa entre os horários ofertados e a necessidade real da população; bem como apresentação de propostas de adequação, caso sejam identificadas deficiências no atual dimensionamento.

“Acreditamos que essa iniciativa trará benefícios significativos à população, garantindo um transporte mais eficiente e alinhado às necessidades reais dos cidadãos. Para isso, é necessário um estudo técnico que envolva a participação ativa da população usuária do serviço, a fim de identificar as necessidades reais e possibilitar um planejamento mais eficaz do transporte coletivo, garantindo melhor atendimento a todos”, concluiu.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.