Cultura

Talento do Moinho Cultural participa de turnê da Nova Orquestra em MG

1 ABR 2025 • POR Assessoria Moinho Cultural • 16h33
Natural de Corumbá (MS), João Emanoel iniciou sua trajetória musical no Moinho Cultural aos 10 anos. - Foto: Moinho Cultural

A Nova Orquestra, conhecida por combinar a sonoridade sinfônica com clássicos da música popular brasileira, realizou uma turnê especial entre os dias 25 e 30 de março em Minas Gerais, com um destaque especial para o jovem percussionista João Emanoel, de 18 anos. Natural de Corumbá (MS), João iniciou sua trajetória musical no Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, onde deu os primeiros passos no mundo da música aos 10 anos.

Com uma carreira em ascensão, João se apresentou em diversos palcos, incluindo a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e a Orquestra Ouro Preto (OOP), além de ter tocado ao lado de grandes nomes como Alceu Valença.

"Foi uma experiência inesquecível! O Moinho Cultural me proporcionou vivências únicas e me conectou com alguns dos melhores músicos do Brasil. Hoje, estar em turnê com a Nova Orquestra é a realização de um sonho", disse o jovem, que agora também contribui com o Moinho Cultural, ajudando na formação de novos talentos.

A turnê, que prestou homenagem ao ícone Tim Maia, contou com um repertório vibrante, mesclando os sucessos do "Síndico" com arranjos sinfônicos característicos da Nova Orquestra. Músicas como "Vale Tudo", "Acenda o Farol" e "Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)" foram interpretadas por uma formação que incluiu violinos, viola sinfônica, baixo elétrico, trompete e percussão.

"Tim Maia revolucionou a música brasileira, trazendo influências do soul, black music e samba rock. Nosso objetivo é traduzir essa energia para o formato sinfônico, mantendo a essência dançante e contagiante de seus clássicos", explicou o maestro João Magalhães, um dos fundadores da Nova Orquestra.

As apresentações aconteceram em locais históricos e culturais de Minas Gerais, como o Cine Teatro Leon, em Congonhas; o Museu Boulieu, em Ouro Preto; e o Museu Mariana, na região Central do estado, além de passagens por Itabira, Nova Lima e Belo Horizonte. A participação de João Emanoel na turnê foi patrocinada pelo projeto Vale Música.

Além de se apresentar ao lado de grandes músicos, como o baterista Jonas Cáffaro, uma de suas principais inspirações, João compartilhou a importância dessa vivência. "Ele é uma referência no meu cenário musical, e poder tocar ao lado dele é algo que me motiva ainda mais", celebrou o jovem percussionista.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.