Economia

Corumbá e Ladário devem movimentar R$ 22,5 Milhões na Páscoa de 2025

31 MAR 2025 • POR Danielly Carvalho • 15h13
Pesquisa da Fecomércio-MS e Sebrae/MS revela aumento nas compras para a Páscoa e maior cautela dos consumidores. - Foto: Capital do Pantanal

A Páscoa de 2025 promete aquecer o comércio de Mato Grosso do Sul, com uma movimentação econômica de R$ 396 milhões, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS) e pelo Sebrae/MS. Esse valor representa um aumento de 7% em relação a 2024, impulsionado pela intenção de compra de presentes e pelas comemorações da data.

De acordo com o estudo, 86,22% da população de Corumbá e Ladário irão celebrar a Páscoa com familiares e amigos. Além disso, 70,79% afirmam que vão presentear na data. O gasto médio com presentes é de R$ 145,24, enquanto os custos com as comemorações chegam a R$ 249,30. No total, os gastos com presentes somaram R$ 7.290.436, enquanto os valores relacionados às celebrações atingiram R$ 15.242.826, resultando em R$ 22.533.261 em 2025 para os dois municípios.

A pesquisa também revelou os principais canais de aquisição de produtos para a Páscoa na região. Supermercados continuam sendo a opção favorita, concentrando 65% das compras. Em seguida, aparecem as lojas especializadas, escolhidas por 46% dos consumidores, enquanto produtos artesanais e vendedores autônomos representam 14% das preferências.

A economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira, destacou que, apesar do aumento na movimentação total, os consumidores estão mais criteriosos na hora de escolher os produtos e avaliando melhor os gastos.“Observamos um comportamento mais cauteloso, em que o consumidor busca alternativas para economizar, seja comprando ovos caseiros, pesquisando preços ou aproveitando condições de pagamento facilitadas”, explicou a economista.

O estudo também analisou o consumo de peixe durante a Sexta-feira Santa. Segundo a pesquisa, 61% da população deve manter a tradição e comprar pescado para a data. O pintado lidera as escolhas, com 48% da preferência, seguido pela tilápia (43%) e pelo pacu (41%).

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 15 de março de 2025, por meio de entrevistas em pontos de fluxo. Foram ouvidos 1.982 consumidores em Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá, Ladário e Três Lagoas. O levantamento possui uma margem de erro entre 5% e 7% e um intervalo de confiança de 95%. *Com informações da Fecomércio.

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