Cultura

No mês em que completa oito anos, Cia de Dança do Pantanal se apresenta na Capital

28 MAR 2025 • POR Assessoria • 10h44
Cia de Dança do Pantanal leva para a Capital o espetáculo Janela do Dia. - Foto: Divulgação

A Cia de Dança do Pantanal celebra oito anos de história levando arte, identidade e cultura pelo Brasil e pelo mundo. E, para marcar essa importante trajetória, o grupo realiza uma apresentação gratuita no Campão Cultural, em Campo Grande. O público terá a oportunidade de assistir ao espetáculo Janela do Dia, uma montagem que convida a refletir sobre a importância de olhar para o horizonte e abraçar as possibilidades que o presente nos oferece. A apresentação acontece no sábado (29), na Concha Acústica Helena Meirelles no Parque das Nações Indígenas, a partir das 18h.

Com direção artística de Márcia Rolon, coreografia assinada por Wellington Julio e trilha sonora da compositora Renata Rosa, o espetáculo apresenta um olhar sensível sobre o cotidiano, ressaltando que cada amanhecer é um convite para renovar as esperanças e deixar para trás as preocupações do passado. No palco, os intérpretes-criadores Agustin Salcedo, Aline Espiírito Santo, Izabelle Paiva, Kelven Alex, Luz Coelho, Marcos Souza, Nayara Conceição e Núbia Santos dão vida a essa narrativa através do movimento e da expressividade corporal.

Oito anos de história e uma caminhada promissora

A Cia de Dança do Pantanal nasceu em 2017, fruto do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, um projeto que teve origem na Mostra Corumbá – Santuário Ecológico da Dança. Desde então, a companhia tem sido um verdadeiro palco para jovens talentos, promovendo a dança como uma ferramenta de transformação social e cultural. Para Márcia Rolon, diretora-executiva do Moinho Cultural, esse aniversário marca apenas o início de uma trajetória ainda mais grandiosa:

"Criamos a Cia de Dança do Pantanal com crianças que sonhavam em pisar no palco. Hoje, estamos levando o Pantanal, este bioma tão rico e as nossas complexidades fronteiriças, para o mundo. Completar oito anos é dar início a uma caminhada que esperamos que seja longa, brilhante e que inspire mais pessoas a acreditar e apoiar nossa jornada", destacou.

Para Núbia Santos, bailarina que faz parte da Cia desde a sua fundação, a data tem um significado especial. "É como a realização de um sonho porque eu vi a Cia de Dança do Pantanal nascer. Eu ouvia a Márcia contar sobre o quanto seria importante o Moinho ter uma companhia de dança profissional, e isso torna tudo ainda mais especial porque eu sou fruto desse projeto. Hoje, quando olho para trás e vejo todo o caminho percorrido, percebo que fizemos história. A Cia é algo único para o estado, um produto real que entrega um trabalho potente, digno de ser visto pelo mundo. Amo fazer parte dessa história e levar a dança, que é o meu grande amor, junto com a Cia", afirmou a bailarina.

O espetáculo ressalta que cada amanhecer é um convite para renovar as esperanças e deixar para trás as preocupações do passado. Foto: Divulgação

A dança também tem um papel essencial na vida dos artistas que integram a companhia, como destaca a bailarina e professora da Cia, Taiandi Moraes. "Falar da Cia de Dança do Pantanal é falar da dança na minha vida. Se tornou um meio de autodescoberta, crescimento pessoal, conexão com outras pessoas e com o outro. Explorar emoções, expressar a individualidade e, acima de tudo, aprender a persistir. A existência dessa Cia é fundamental, principalmente para as novas gerações que estão chegando", lembrou.

De acordo com Márcia Rolon, a continuidade e expansão da Cia de Dança do Pantanal só são possíveis graças ao apoio de diversos parceiros que acreditam na força transformadora da arte. A Companhia conta com o suporte do Instituto Cultural Vale, do Ministério da Cultura e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Neste ano, com o incentivo exclusivo via Pronac, a Cia também passou a contar com novos patrocinadores: JMacedo, BTG Pactual e Too Seguros.

Serviço:
Evento: Campão Cultural – Espetáculo "Janela do Dia"
Local: Concha Acústica Helena Meirelles, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande (MS)
Quando: Sábado (29), às 18h
Entrada: Gratuita

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.