Corumbá promove debates sobre planejamento urbano na 7ª Conferência
27 MAR 2025 • POR Danielly Carvalho • 15h10
A 7ª Conferência Municipal da Cidade de Corumbá está chegando ao fim nesta quinta-feira (27). Com o tema "Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social", o evento trouxe palestras sobre financiamento da gestão urbana e os impactos das mudanças climáticas nas cidades. Realizada no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, a conferência reuniu representantes do poder público, sociedade civil e setor privado para discutir temas como habitação, regularização fundiária, sustentabilidade e planejamento urbano.
Organizado pela Prefeitura, por meio da Agência Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, o evento foi avaliado como um espaço essencial para fortalecer a gestão democrática e definir prioridades para o desenvolvimento urbano da cidade. O diretor-presidente da Agência, Madson Ramão, destacou a relevância das discussões.
"As entidades estão aqui, as pessoas estão aqui pra discutir exatamente o que Corumbá necessita. E essas propostas serão amplamente debatidas, aprovadas, e aquelas que cabem ao município ficarão aqui no município para fazer parte do nosso relatório final que será aplicado no município de Corumbá. E as propostas de âmbito estadual serão encaminhadas ao Estado pra que essas propostas sejam votadas na sétima Conferência Estadual, e ela sendo aprovada também pra beneficiar a população de Corumbá. Nós estamos discutindo propostas que vão mudar a cidade de Corumbá. Então, a participação de todos que estão aqui é de extrema importância para o futuro de Corumbá." afirmou Madson Ramão.
O evento teve início na noite de ontem (26), com a palestra "O Planejamento Urbano e a ATHI", ministrada pela arquiteta e urbanista Kelly Hokama, conselheira do Conselho Estadual das Cidades.
"Eu vim a convite, falar sobre a questão urbana, a questão de assistência técnica e habitação e interesse social, que eu acredito que o município e o secretário têm interesse de estar trabalhando isso aqui no município. Então, nós trouxemos ideias e possibilidades na questão urbana, o que se tem desenvolvido na capital e também nacionalmente e o que tem mudado nas questões políticas, nas questões de desenvolvimento urbano.", explicou Hokama.
Os debates foram organizados em três eixos temáticos:
-
Articulação entre os principais setores urbanos e planejamento de políticas públicas;
-
Gestão estratégica e financiamento;
-
Temas transversais.
O professor de Educação Física Johonie Midon, que participou das discussões do eixo temático dois, sobre gestão estratégica e financiamento, ressaltou a importância da conferência para ouvir as demandas da população.
Debate sobre uma Corumbá mais inclusiva. Foto:Danielly Carvalho "Estou aqui participando da 7ª Conferência Municipal das Cidades, evento este de extrema importância para a nossa cidade e que vai oportunizar, com certeza, o Executivo a efetivamente recuperar tudo aquilo que já foi e é possível para transformar a nossa cidade em um marco estadual e nacional. Nós já estávamos aguardando essa 7ª Conferência, visto que o novo Governo Municipal tem nas mãos a possibilidade de resgatar, em definitivo, a nossa história, que muitos admiram e outros que passaram, seja no Executivo ou no Legislativo, e não fizeram. Então, eu creio que os que estão hoje no Comando Executivo e Legislativo têm condições de efetivar tudo aquilo que a nossa população merece" afirmou Midon.
Um dos momentos mais aguardados do evento é a aprovação das propostas debatidas na conferência, além da eleição dos 14 delegados que representarão Corumbá na 7ª Conferência Estadual das Cidades, marcada para os dias 5 e 6 de junho, em Campo Grande. O encerramento está previsto para as 17h, com a leitura do documento final que reunirá as principais diretrizes discutidas ao longo do evento.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.