Geral

Agência de Afroturismo de Corumbá confirma participação na 1ª Conferência do setor em MS

27 MAR 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 12h04
Thayná Cambará, CEO da Bela Oyá, (abaixada no centro da foto), destaca a importância do momento histórico para Mato Grosso do Sul e para o crescimento do afroturismo na região. - Foto: Divulgação

A agência Bela Oyá, que atua em Corumbá com foco no Afroturismo, se prepara para participar da 1ª Conferência do setor no Estado. O evento será realizado na sexta-feira, 28 de março, das 8h30 às 12h30, no auditório do Sebrae, em Campo Grande.

Promovida pela Fundtur - Fundação de Turismo de MS e pelo Sebrae, com consultoria do Guia Negro e apoio da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, a conferência reunirá especialistas, representantes do governo estadual, trade turístico, estudantes e comunidades quilombolas. O objetivo é ampliar os debates sobre o afroturismo como um diferencial turístico e econômico, alinhado às políticas públicas nacionais e internacionais que fortalecem a inclusão e a sustentabilidade no setor.

A CEO da Bela Oyá, Thayná Cambará, destaca a importância desse momento histórico para Mato Grosso do Sul e para o crescimento do afroturismo na região.

“Estar presente na 1ª Conferência de Afroturismo do Estado é uma grande alegria e também um marco. A Bela Oyá tem sido pioneira no desenvolvimento de experiências voltadas ao afroturismo no Estado, trazendo a narrativa do protagonismo negro, das comunidades quilombolas e dos povos de terreiro. Agora, vemos Mato Grosso do Sul consolidando seu posicionamento nesse segmento, alinhado às políticas do Ministério do Turismo e da Embratur. Participar desta construção é motivo de orgulho para nós, que há três anos acreditamos e trabalhamos para tornar esse cenário uma realidade”.
 

Com 53% da população formada por pessoas negras, segundo o Censo IBGE 2022, Mato Grosso do Sul tem um enorme potencial para o afroturismo. A 1ª Conferência de Afroturismo de MS busca fortalecer esse segmento, impulsionando iniciativas que valorizem a cultura negra como diferencial turístico.

A Fundtur tem sido uma parceira estratégica nesse processo. O apoio institucional tem possibilitado a inserção da Bela Oyá em feiras de negócios e ações estratégicas do turismo estadual, conforme reforça Thayna.

“Nos últimos anos, construímos uma relação sólida com a Fundação, que tem apoiado e reconhecido nosso trabalho em afroturismo. Hoje, conseguimos entregar nossos serviços em português, inglês e espanhol, atendendo ao mercado internacional e nos destacamos entre os cinco empreendimentos de sustentabilidade inscritos pela Embratur em um prêmio nacional. Isso mostra que estamos no caminho certo, construindo um turismo mais inclusivo, sustentável e transformador”.
 

Serviço: 1ª Conferência de Afroturismo de Mato Grosso do Sul
Data: Sexta-feira (28)
Horário: das 8h30 às 12h30
Local: auditório do Sebrae MS
Endereço: Avenida Mato Grosso, 1661, centro, Campo Grande
Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1J6FLOZ5g2E1Eg6fca3CxOYa8gF-0Hlg_bnasds4Uzyw/edit

*Com informações da Assessoria

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.