Cultura

O IHP completa 23 anos e realiza programação cultural e de conservação

26 MAR 2025 • POR Instituto Homem Pantaneiro • 18h34
Entre os dias 27 e 30 de março, as atividades ocorrerão no Memorial Homem Pantaneiro. - Foto: IHP

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) completa, neste dia 30 de março, seus 23 anos de fundação em Corumbá (MS). Para celebrar, a equipe desenvolveu uma programação cultural e de conservação em parceria com diversos parceiros, com o objetivo de valorizar o Pantanal e alertar sobre a necessidade de ações emergenciais para mitigar as mudanças climáticas.

Entre os dias 27 e 30 de março, as atividades ocorrerão no Memorial Homem Pantaneiro (Ladeira José Bonifácio, 172, Porto Geral), no Centro de Convenções do Pantanal (Porto Geral de Corumbá) e na CEMEI Miriam Mendes.

São parceiros nas atividades a Escola SESI Franca, com a equipe de robótica TupiTech; a Prefeitura de Corumbá, com a Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Fundação de Turismo do Pantanal e a Secretaria Municipal de Educação, além da Documenta Pantanal e Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. O Memorial Homem Pantaneiro tem sua nova exposição permanente por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, autarquia do governo do Estado, e parceria do Instituto Aegea/Ambiental MS Pantanal, ISA Energia Brasil, Hinove e Fort Atacadista.

Ângelo Rabelo, fundador e diretor-presidente do IHP, destaca que o trabalho do instituto busca ser inovador para apoiar a conservação do Pantanal: "Temos diante de nós grandes desafios para a recuperação e conservação do Pantanal. Precisamos garantir a valorização dos conhecimentos das pantaneiras e dos pantaneiros, que vêm garantindo a proteção do Pantanal ao longo de séculos. Também temos que incluir a tecnologia para garantir a conservação desse valoroso território."

Todas as atividades realizadas no Memorial Homem Pantaneiro e no Centro de Convenções de Corumbá podem ser visitadas pelo público em geral, com entrada gratuita.

Programação

27/03 (quinta-feira) – Palestra sobre a importância da biodiversidade e necessidade de plantio para restauração do Pantanal
Escola do SESI Corumbá – equipe oficial de robótica TupiTech
Horário: 08h00 às 11h00.
Local: Memorial Homem Pantaneiro e CEMEI Miriam Mendes (bairro Guató)

28/03 (sexta-feira) – Painel comemorativo 23 anos IHP – Feira científica de conhecimento sobre o trabalho de monitoramento da biodiversidade
Escolas municipais Cyríaco de Toledo, Tilma Fernandes Veiga e Luiz Feitosa, Instituto Moinho Cultural Sul-Americano
Horários: 08h00 às 11h00 • 13h30 às 16h30
Local: Memorial Homem Pantaneiro e Centro de Convenções do Pantanal.

29/03 (sábado) – Cine Pantanal com exibição de documentários “Jaguaretê-Avá” (Lawrence Wahba) e “Pantanal: Paraíso Restaurável – Assoreamento” (Sandro Kakabadze).
Horários: 08h00 às 11h00 • 15h30 às 17h00
Local: Memorial Homem Pantaneiro.

30/03 (domingo) – IHP 23 anos – Quebra Torto com Elas! – Espaço para discussão e valorização da mulher pantaneira
Mulheres que são líderes no Pantanal em diferentes setores terão um evento exclusivo para debater e gerar conhecimento sobre a valorização da mulher pantaneira.
Horários: 09h00 às 11h00
Local: Memorial Homem Pantaneiro

Créditos de biodiversidade

Para começar as atividades alusivas ao aniversário do IHP, houve o lançamento da emissão de créditos de biodiversidade, em evento realizado pelo governo de Mato Grosso do Sul, via Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, no dia 21/3, em Campo Grande, com a presença do governador Eduardo Riedel, além do titular da SEMADESC, Jaime Verruck, o secretário-executivo de Meio Ambiente, Artur Falcette, além de Lucas Galvan (coordenador técnico da FAMASUL), Cláudio Mendonça (superintendente do SEBRAE/MS), Robson Del Casale (diretor de sustentabilidade da FIEMS), além do sócio-diretor da Vert Ecotech (Fazenda Cristal), Milton Insuela Jr..

Sobre o IHP

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Fundado em 2002, em Corumbá (MS), atua na conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local. Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.