Educação

Curso de Ciências Biológicas da UFMS Recebe Nota Máxima do MEC

26 MAR 2025 • POR Danielly Carvalho • 17h03
O esforço coletivo de alunos e professores leva o curso de Ciências Biológicas à nota máxima. - Foto: Acervo do Curso de Ciências Biológicas

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus do Pantanal celebrou uma importante conquista: o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas recebeu nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). O reconhecimento reforça a qualidade do ensino na região pantaneira e destaca o compromisso da instituição na formação de profissionais qualificados.

Para o corpo docente, o resultado é fruto do esforço coletivo, pois todos trabalharam para fortalecer o curso e garantir um ensino de excelência. O sentimento é de satisfação e realização. 

“Tanto o corpo docente, técnicos, alunos e gestores estão muito felizes com essa conquista, pois o resultado reflete todo o trabalho que vem sendo desenvolvido de forma coletiva e extensiva. Nosso objetivo sempre foi garantir que o curso de Ciências Biológicas exerça um impacto positivo para a população da região de Corumbá, Ladário e fronteira, e, sem dúvidas, para o bioma Pantanal.”  

A busca pela nota máxima exigiu meses de dedicação, desde a organização da documentação necessária para a avaliação do MEC até o engajamento dos alunos, peça-chave nesse processo. 

Estudantes da UFMS mostram comprometimento em garantir ensino de excelência. Foto: Acervo do Curso de Ciências Biológicas.

O professor Fabiano Abreu destacou a importância da colaboração e os desafios enfrentados para alcançar esse resultado. “Os desafios envolvem manter um trabalho constante e colaborativo entre docentes, alunos e gestores, garantindo que a condução do curso aconteça de forma harmoniosa e atenda o ensino, a pesquisa e a extensão de maneira ampla.”  

Para os estudantes, essa conquista representa muito mais do que um número. A nota máxima fortalece o currículo, amplia oportunidades no mercado de trabalho e em programas de pós-graduação, além de possibilitar maiores investimentos no curso. Sob a coordenação de Roberta Murta Fonseca, o curso reafirma sua relevância na região pantaneira por meio de estudos sobre o bioma e projetos de conscientização ambiental.

Dedicação dos acadêmicos garante nota máxima. Foto: Acervo do curso.

Para manter esse alto nível, o professor Fabiano Abreu incentiva os alunos a aproveitarem todas as oportunidades oferecidas pela UFMS. “O melhor conselho para os estudantes é que aproveitem ao máximo a conquista de estarem em uma universidade pública. Além do desempenho nas disciplinas, é fundamental participar de atividades de pesquisa e extensão, muitas delas com auxílios financeiros, para uma formação completa e para se tornarem profissionais que fazem a diferença na sociedade.”

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.