Lançamento de logomarca é o 1º passo para criação de Rotas de Turismo Acessíveis em MS
26 MAR 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 08h42
Mato Grosso do Sul tem se dedicado a tornar seus destinos turísticos mais acessíveis e inclusivos. Para isso, diversas iniciativas já foram implementadas, como rodas de conversa sobre turismo acessível; visitas técnicas para mapear desafios e oportunidades; capacitações para o trade turístico, incentivando boas práticas de inclusão.
Essas ações visam engajar empresários do setor, promovendo um ambiente mais preparado para receber todos os visitantes, independentemente de suas necessidades.
Avançando nesse compromisso, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) apresentou a nova marca "Isto é Mato Grosso do Sul Acessível e Inclusivo" durante a 3ª Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI), realizada em Bonito (MS).
A iniciativa integra o projeto de turismo acessível e inclusivo no estado, conduzido pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, vinculada à Secretaria de Estado da Cidadania e liderada pela subsecretária Telma Nantes. O projeto busca estruturar a Rota de Turismo Acessível na Serra da Bodoquena, abrangendo os municípios de Bodoquena, Bonito e Jardim, com planos de expansão para outras regiões de MS.
Durante o painel "Turismo Inclusivo: Acessibilidade para Todos", na Feira Internacional do Destino Inteligente (FIDI), mediado pelo gerente de estruturação e inovação da Fundtur-MS, Edson Moroni, especialistas como Stephanie Sheehy Protti (Instituto Costarricense de Turismo), Valeria Mendez (Secretaria Municipal de Turismo de Mar del Plata) e Telma Nantes discutiram estratégias e desafios para tornar os destinos turísticos mais acessíveis e preparados para um público diversificado.
O lançamento da marca "Isto é Mato Grosso do Sul Acessível e Inclusivo" reforça a identidade turística do estado e seu compromisso com a acessibilidade. Para o diretor-presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling, a iniciativa demonstra o esforço contínuo do estado em inovar e atender às novas demandas do setor. Já a subsecretária Telma Nantes destacou que o projeto representa uma inclusão real, garantindo que destinos turísticos icônicos de MS sejam acessíveis a todos.
A criação da Rota de Turismo Acessível é apenas o primeiro passo. A Fundtur-MS continuará investindo em infraestrutura, capacitação do setor e ações que promovam um turismo mais democrático e inclusivo. Mato Grosso do Sul, reconhecido mundialmente por suas belezas naturais, consolida-se assim como um destino acessível para todos os visitantes. *Com informações da Fundtur MS
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.