Educação

TCE-MS vai capacitar municípios sobre gestão de orçamento na Educação Infantil

24 MAR 2025 • POR Danielly Carvalho • 14h10
Curso vai capacitar gestores a otimizar o uso dos recursos destinados à educação infantil. - Foto: TCE-MS

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) foi convidado pelo Ministério da Educação, por meio do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e da Fundação Maria Cecília Vidigal, para participar de um curso online voltado para a gestão dos recursos destinados à Educação Infantil. O objetivo do projeto é capacitar gestores públicos para uma melhor utilização dos recursos na educação.

O convite foi feito durante uma reunião virtual entre o conselheiro substituto Célio Lima de Oliveira, a integrante do Comitê de Trabalho do TCE, Sandra Rose Rodrigues, e as representantes do Cenpec, Érica Catalani e Maria Paula Zurawski.

No projeto, o TCE-MS vai atuar como consultor, ajudando na elaboração de materiais para orientar os gestores municipais sobre o manejo de recursos e a execução do orçamento público educacional. A capacitação visa preparar os gestores para localizar, interpretar e utilizar dados sobre a educação infantil de forma mais eficiente. O curso, chamado “Percurso Formativo para a melhoria da qualidade e equidade da Educação Infantil”, será dividido em 8 módulos, abordando temas como a análise de recursos, diagnóstico situacional, condições orçamentárias e financiamento adequado da educação infantil.

“Esse convite vem coroar todo o trabalho que estamos desenvolvendo no Tribunal há três anos, focado na garantia dos direitos da criança. Todos os integrantes do Comitê, bem como os servidores, conselheiros e auditores do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, devem se orgulhar do resultado alcançado. Quando recebemos a proposta de colaborar, prontamente aceitamos, pois é um desafio, mas também uma oportunidade de ajudar aqueles que precisam dessa orientação.” afirmou o conselheiro substituto Célio Lima de Oliveira.

O curso será oferecido em formato EAD (Educação a Distância) pelo Ministério da Educação (MEC). Essa capacitação oferece uma oportunidade para os municípios aprimorarem a gestão financeira da educação infantil, garantindo uma aplicação mais eficiente dos recursos disponíveis. * Com informações da Assessoria do TCE-MS. 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.