Política

Lideranças femininas apresentam demandas para melhorar rede de proteção às mulheres em MS

18 MAR 2025 • POR Redação do Capital do Pantanal • 09h53
Encontro reuniu lideranças femininas índigenas, negras, quilombolas, transexuais e outras. - Foto: Álvaro Rezende

Representantes da Rede de Proteção às mulheres se reunirão com o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, na tarde desta segunda-feira, 17 de março, para apresentar demandas e sugestões para melhorar o serviço de acolhimento e atendimento às mulheres vítimas de violência no Estado.

Riedel pontuou sobre os inúmeros desafios relacionados ao trabalho que envolve o aperfeiçoamento para eficiência e celeridade em toda a estrutura de assistência às mulheres e também em relação as mudanças que já ocorreram após a intervenção do Governo do Estado.

“O tema é complexo, envolve educação, políticas públicas, transporte, e outras inúmeras coisas. É desafiador transformar a realidade, mas o Mato Grosso do Sul tipifica os crimes de maneira correta e estamos aqui com absoluto compromisso com as mudanças necessárias”, pontuou Riedel.

Adriane da Silva Soares, representante Quilombola, destacou as necessidades das mulheres das zonas rurais e no interior do Estado.

“Viemos reivindicar uma série de mudanças necessárias para a melhoria do atendimento às mulheres, especialmente na área rural e no interior do Estado, pois é necessário que a estrutura chegue à todas que precisam de acolhimento nos municípios”, disse.

A reunião foi coordenada pela deputada estadual Gleice Jane e contou com a participação de lideranças femininas em diversas áreas – índigenas, negras, quilombolas, transexuais, entre outras –, além do vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), a secretária Viviane Luiza (Cidadania), a subsecretária Manuela Nicodemos (Políticas Públicas para Mulheres), deputada federal Camila Jara e vereadoras de Campo Grande e Ribas do Rio Pardo.

Barbosinha, vice-governador, destacou que o Estado reconhece as falhas e está atuando em todas as áreas para poder solucionar os problemas, desde o atendimento na Casa da Mulher Brasileira até o andamento das investigações, dando celeridade nas mais diversas frentes de trabalho. José Carlos Barbosa (Barbosinha), coordena o GT (Grupo de Trabalho), criado para aperfeiçoar a estrutura de atendimento às mulheres no Estado. *Informações da Comunicação Governo de MS

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.