TJMS passará a fazer intimação de medida protetiva por WhatsApp
13 MAR 2025 • POR Redação do Capital do Pantanal • 09h59
O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) anunciou que passará a fazer intimação das medidas protetivas de urgência por meios eletrônicos de comunicação instantânea, como WhatsApp, por exemplo, para dar celeridade à proteção da mulher em situações de violência doméstica.
A informação foi divullgada em portaria publicada nesta quinta-feira, 13 de março, no Diário da Justiça. De acordo com o documento, as intimações referentes às medidas protetivas serão realizadas por WhatsApp, ligação de vídeo, áudio ou qualquer outro meio que permita a comprovação de recebimento do destinatário.
“No ato do requerimento de medidas protetivas de urgência, a vítima deverá informar à autoridade policial seu endereço eletrônico e linha telefônica móvel celular por meio do qual deseja ser intimida, bem como indicar endereço eletrônico, linha telefônica móvel celular ou outro meio de contato de seu agressor que permita a realização das comunicações processuais por meio eletrônico, que deverá constar do boletim de ocorrência”.
O cumprimento será presencial quando for medidas protetivas de urgência com determinação de afastamento e recondução ao lar conjugal. Neste caso, a ordem deverá ser realizada por mandado com reforço policial, se necessário, a critério do juiz, ou por policial militar ou civil.
Na intimação feita pelo WhatsApp, o servidor encaminhará a imagem do documento judicial com a descrição do ato, incluindo ordem de proibição de aproximar, de manter contato com a vítima e familiares. A intimação será considerada cumprida se houver confirmação de leitura automática da mensagem no prazo de até 2 horas do seu envio. A resposta do intimidado deverá ser encaminhada por meio de aplicativo, mensagem de texto ou de voz, emoji ou utilizando a expressão “ciente”.
Ampliação
A ampliação de suporte às vítimas de violência doméstica veio após o clamor gerado com o feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte, que se soma a outros seis ocorridos este ano no Estado.
Na semana passada, durante a instalação da 4ª Vara de Violência Doméstica e Familiar de Campo Grande, na Casa da Mulher Brasileira, o presidente do TJ, desembargador Dorival Renato Pavan, anunciou a nomeação de sete novos oficiais de justiça. Eles atuarão exclusivamente no cumprimento de mandados de violência doméstica, junto aos oficiais já em atividade na área. A nomeação dos novos oficiais foi formalizada ontem em portaria publicada no Diário da Justiça. *Informações do CG News
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.