Geral

Autoridades discutem proteção de crianças e adolescentes no Carnaval de Corumbá

Encontro reuniu representantes dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, além das forças de segurança e órgãos como o Conselho Tutelar e o CRAS

24 JAN 2025 • POR Redação do Capital do Pantanal • 09h27
No segundo encontro do grupo será estabelecido um cronograma de trabalho integrado. - Foto: Divulgação

O objetivo é criar um plano de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, desenvolvido de forma integrada entre os mais diferentes segmentos da sociedade, para ser colocado em prática já durante o carnaval de 2025.

O passo inicial foi dado na manhã desta quinta-feira, 23 de janeiro, na Câmara Municipal de Corumbá, durante uma reunião com representantes dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo; das forças de segurança pública e órgãos que desenvolvem trabalhos de prevenção e combate  a esse tipo de crime, como o Conselho Tutelar e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social.

A pauta foi proposta pelo vereador Edinaldo Neves que, em um primeiro momento, visualiza uma ação de forma planejada, envolvendo os mais diferentes atores, já durante o período carnavalesco.

“Precisamos atuar de forma conjunta para combater crimes que atingem as nossas crianças e adolescentes, já agora, durante o carnaval”, ressaltou. Conforme o vereador, o plano tem que ser pensado, elaborado e colocado em prática de forma planejada e integrada, com participação das forças de segurança, polícias Militar, Civil e da Guarda Municipal; do Poder Judiciário; Poder Executivo, Legislativo, “de todos os organismos que desenvolvem ações de combate à exploração contra crianças e adolescentes em nossa cidade”, continuou.

A iniciativa do vereador, que é policial militar da reserva, foi elogiada pelas autoridades presentes, como o juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Corumbá, Maurício Cleber Miglioranzi Santos, titular da Vara da Infância e Juventude de Corumbá.

Disse ser importante ouvir todos que atuam nas ações de prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes, inclusive articulando informações, mapeando a cidade, e que isso será possível a partir de um trabalho integrado. Disse ainda que as campanhas são importantes e que é preciso inserir também os setores da educação e assistência social, inclusive da imprensa, como forma de pulverizar informações, e que a população utilize os canais disponíveis para denúncias.

Participaram da reunião o primeiro tenente Gilson dos Santos, representando o 6º Batalhão de Polícia Militar de MS; delegado regional de Polícia Civil Fabrício Dias dos Santos; o secretário municipal de Segurança Pública, Fernando Jorge Castro de Lucena; além de representantes do CREAS, do Conselho Tutelar e outras autoridades.

Uma nova reunião já está sendo agendada e a expectativa é que, durante nesse segundo encontro, seja estabelecido um cronograma de trabalho integrado, com as ações sendo desencadeadas de forma imediata.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.