Geral

IFMS oferece 38 cursos livres a distância e gratuitos

7 JAN 2025 • POR Assessoria, IFMS • 10h54
As inscrições seguem abertas até 18 de junho, e os cursos devem ser concluídos até o dia 30 do mesmo mês. - Foto: Divulgação/IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas no ciclo de cursos livres do primeiro semestre de 2025, com diversas opções para quem pretende ampliar os conhecimentos. A distância e sem tutoria, os cursos podem ser acessados por quaisquer interessados e possuem certificação para os concluintes.

São 38 opções de cursos gratuitos, com carga horária que varia entre 20 e 60 horas.

As inscrições seguem abertas até 18 de junho, e os cursos devem ser concluídos até o dia 30 do mesmo mês.

Para se inscrever, basta acessar a plataforma de Cursos Livres do IFMS, preencher o cadastro e escolher o curso!

Aqueles que nunca fizeram um curso na plataforma devem criar uma conta, com informações como nome, número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e e-mail. É muito importante que os dados estejam corretos, pois eles serão usados para a confirmação da inscrição e emissão do certificado.

A plataforma é totalmente on-line e acessível de diversos dispositivos, como computadores, tablets e smartphones.

Confira a lista de cursos livres ofertados pelo IFMS neste semestre:

Novos cursos

Neste semestre, o IFMS inicia a oferta de dois cursos livres inéditos. Saiba um pouco mais sobre eles:

Marketing Digital - 60 horas

O curso oferece uma introdução ao universo digital, abordando conceitos e técnicas fundamentais para quem deseja atuar na área. O conteúdo inclui estratégias de otimização para mecanismos de busca (SEO), marketing de conteúdo, design para criação de posts e a aplicação de inteligência emocional no ambiente profissional.

É direcionado a empreendedores, 'freelancers', estudantes e profissionais em transição de carreira, interessados em desenvolver habilidades práticas para promover seus negócios ou serviços. 

Informática Básica - 60 horas

Desenvolvido para pessoas sem experiência prévia em informática ou que estão mudando de área e precisam adquirir conhecimentos essenciais. O conteúdo abrange noções básicas de hardware e software, além de introdução ao uso de ferramentas como Microsoft Word, Excel e PowerPoint, conceitos de segurança digital e navegação na internet.

O curso visa capacitar os participantes para o uso eficiente das ferramentas de escritório e do ambiente digital. 

Conheça outras opções 

Três cursos lançados no último semestre seguem sendo ofertados em 2025. São eles:

Introdução à Ciência de Dados - 45 horas: direcionado para quem tem interesse em entender o universo dos dados e como extrair informações valiosas deles. O curso inclui uma introdução ao Python, suas bibliotecas básicas e gráficos, e aborda conceitos iniciais de aprendizado de máquina, como algoritmos supervisionados e não supervisionados. É indicado para quem busca entender os padrões e ‘insights’ que podem ser extraídos dos dados.

Com nível intermediário, ele é uma excelente escolha para quem já possui alguma base em programação e deseja se aprofundar na área de Ciência de Dados.

Filosofia Antiga - 45 horas: aborda os principais filósofos e correntes do pensamento ocidental, começando pelos Pré-Socráticos e passando por figuras essenciais como Sócrates, Platão e Aristóteles, até chegar aos conceitos do Helenismo, Cinismo, Epicurismo e Estoicismo.

Com nível básico, é ideal para quem deseja entender melhor as raízes do pensamento que moldaram a sociedade ocidental.

Álgebra Básica II - 20 horas: é uma continuidade do curso de Álgebra Básica. É destinado a quem deseja relembrar ou aprender os conceitos fundamentais da álgebra, abordando temas como relações, funções, equação linear da reta, sequências aritméticas, taxas de variação e relações diretamente proporcionais.

É adequado tanto para iniciantes quanto para quem já fez o curso de álgebra básica.

Para mais informações sobre os cursos livres do IFMS, o contato é o e-mail cursoslivres@ifms.edu.br.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.