Novo modelo vai impulsionar infraestrutura e promover a recuperação de 800 km de rodovias em MS
Com remuneração fixa, governo acredita que as empresas responsáveis pela manutenção das rodovias irão realizar uma restauração de maior qualidade, reduzindo as manutenções
30 DEZ 2024 • POR Alexsandro Nogueira, Seilog • 11h57Mato Grosso do Sul dá um passo significativo em direção à modernização da sua infraestrutura viária com a implementação de um novo modelo de recuperação e manutenção de rodovias, em parceria com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). O projeto, que mobiliza US$ 250 milhões, inclui a restauração e manutenção de mais de 800 km de estradas, impactando diretamente o agronegócio, o turismo e o comércio nas cidades do Estado.
Diferente do modelo tradicional, que pagava por serviços executados como tapar buracos, o novo sistema conhecido como CREMA (Contrato de Recuperação e Manutenção Rodoviária) estabelece uma remuneração fixa. Isso significa que as empresas responsáveis pela manutenção das rodovias serão incentivadas a realizar uma restauração de maior qualidade desde o início, reduzindo a necessidade de reparos frequentes no futuro. As rodovias MS-377, MS-240 e outras na região de Nova Andradina e Naviraí são as primeiras a se beneficiar dessa abordagem inovadora.
Atualmente, duas regionais estão em processo de migração para o modelo CREMA, que promete aumentar a eficiência na gestão das estradas e pode ser expandido para outras áreas do Estado.
Benefícios Socioeconômicos
O investimento não se limita apenas à melhoria das estradas. Com uma malha viária total de cerca de 13 mil km, incluindo 1.004 pontes, as melhorias nas rodovias têm um impacto direto no desenvolvimento econômico local. A conectividade facilitada pelas estradas restauradas é crucial para o transporte eficiente de produtos do agronegócio, além de promover o turismo e o comércio regional.
Com um investimento anual estimado em R$ 500 milhões, a expectativa é que os novos recursos contribuam para uma redução significativa nos custos e na quantidade necessária de manutenção da malha pavimentada. O objetivo é garantir que cerca de 25% da malha pavimentada atual seja mantida com maior eficiência.
O secretário estadual Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara, enfatizou a importância dessa iniciativa:
"A implementação do CREMA representa uma mudança fundamental na forma como gerimos nossas rodovias. Estamos não apenas melhorando a qualidade das nossas estradas, mas também promovendo um desenvolvimento sustentável que beneficiará toda a população."
Com essa nova estratégia, Mato Grosso do Sul se posiciona na vanguarda da gestão rodoviária no Brasil, alinhando-se às melhores práticas internacionais e garantindo um futuro mais sustentável para sua infraestrutura viária.
A modernização das rodovias deve facilitar ainda mais o escoamento da produção agrícola, atraindo investimentos privados e estimulando a competitividade no Estado.
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