PMA flagra dois homens em atividade de pesca ilegal no período de defeso
27 DEZ 2024 • POR Gesiane S. Lourenço • 10h33Com a proximidade do final do ano e o aumento de turistas e visitantes no estado, a Polícia Militar Ambiental (PMA) intensificou a fiscalização em áreas com rios em perímetros urbanos. Nesta quinta-feira, 26 de dezembro, equipes da PMA de Aquidauana flagraram dois homens praticando pesca predatória na margem esquerda do Rio Aquidauana, a cerca de 10 km da cidade.
Todo o material de pesca foi apreendido, e foram lavrados autos de infração administrativa no valor de R$ 1.500,00 para cada infrator. Os autos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil. Durante a mesma operação, também foram recolhidos três caniços simples e 17 anzóis de galho.
A PMA destaca que, apesar da fiscalização intensiva, o número de petrechos de pesca proibidos recolhidos continua elevado. Esses materiais são frequentemente encontrados em ranchos, tablados e margens de rios, especialmente em áreas urbanas. Apenas no Rio Aquidauana, no trecho entre as cidades de Palmeiras, Camisão e Piraputanga, já foram apreendidas mais de 103 varas de pesca — incluindo molinetes, carretilhas e caniços simples — em menos de dois meses de operação.
Fique Atento!
De acordo com a legislação ambiental, a pesca durante o período de defeso é permitida apenas para pescadores ribeirinhos, definidos como aqueles que vivem em áreas de difícil acesso, como rios e lagos, e praticam a pesca exclusivamente para subsistência. Para os demais, a pesca está proibida, e o descumprimento pode acarretar multas e responsabilização criminal.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.