Inscrição no Programa "Famílias Acolhedoras" é prorrogado até 31 de dezembro
20 DEZ 2024 • POR Redação do Capital do Pantanal • 09h52Interessados em compartilhar carinho com crianças e adolescentes que necessitam de acolhimento familiar, têm até o dia 31 de dezembro para realizarem a inscrição no Programa "Famílias Acolhedoras" de Corumbá (MS). O prazo foi prorrogado para que mais pessoas possam contribuir com essa missão humanitária.
O município de Corumbá (MS) implementou o art. 34, § 1º, do ECA que prevê preferência ao acolhimento de crianças e adolescentes junto a famílias ao invés do acolhimento institucional que, apesar de ser um local seguro, não confere tratamento individualizado.
Questionamentos como: “Quem vai me colocar na cama? Quem vai ler uma história para mim? Para quem vou apresentar minhas notas da Escola?…” são recorrentes no âmbito das instituições de acolhimento de Corumbá (MS), onde atualmente se encontram mais de 40 crianças e adolescentes sob os cuidados do município.
Na prática, o habilitado ao acolhimento familiar recebe a criança ou adolescente dentro do perfil escolhido após avaliação psicossocial, permanecendo como seu guardião durante o período de acompanhamento pela Justiça, até que seja viável seu retorno à família ou à adoção.
A fim de contribuir com as necessidades da criança, o Município contribuirá com o equivalente a um salário mínimo e, até um salário mínimo e meio para o caso de crianças com deficiência.
Para habilitar-se, o interessado poderá realizar sua inscrição pelo e-mail gpse@corumba.ms.gov.br ou pessoalmente na sede da Secretaria de Assistência Social (rua Dom Aquino Corrêa, 884, Centro, entre 8h às 11h, mediante agendamento pelo telefone 3907-5180. *Informações da 1ª Vara Cível de Corumbá (MS)
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.