Geral

Fronteira entre Corumbá e Bolívia estará fechada neste domingo, 15

14 DEZ 2024 • POR Gesiane S. Lourenço • 12h32
Fronteira será fechada devido a eleição dos juízes eleitorais na Bolívia. - Foto: Capital do Pantanal

Neste domingo, 15 de dezembro, os cidadãos bolivianos irão às urnas para eleger os juízes eleitorais dos principais tribunais do país. Devido ao ato, a fronteira entre a Bolívia e o Brasil estará fechada neste fechada neste domingo. Desde 2021, a Bolívia é o único país do mundo, onde seus cidadãos votam para escolher seus altos magistrados. 

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 7,3 milhões de eleitores irão às urnas escolher entre mais de 90 candidatos, titulares e suplentes, como os novos juízes do Supremo Tribunal de Justiça, Tribunal Constitucional, Tribunal Agroambiental e Conselho do Poder Judiciário. Os candidatos são pré-selecionados pelo Parlamento boliviano.

O processo eleitoral deveria ter ocorrido em 2023, mas foi postergado várias vezes. Todos os magistrados têm seus mandatos expirados. Esta será a terceira eleição depois das realizadas em 2011 e 2017, em que a maioria dos eleitores votou nulo e sem efeito, considerando que os candidatos selecionados no Parlamento eram relacionados com o Movimento ao Socialismo (MAS) no poder.

A previsão é que a linha internacional tenha o tráfego interrompido ainda na madrugada de domingo (15). Durante a votação, veículos não autorizados ficam proibidos de circular.

O voto é um dever do cidadão boliviano, portanto obrigatório e o descumprimento acarreta em sanções. Quem não comparecer para votar estará sujeito a multa de 500 bolivianos e não poderá realizar transações em bancos ou administrar documentos públicos.

O único requisito para votar é a apresentação de documento de identificação atual. *Informações do El Deber

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.