Geral

Personalidades são homenageadas com títulos de Cidadão Corumbaense

14 DEZ 2024 • POR Assessoria, Câmara de Corumbá • 10h27
O Título de Cidadão Corumbaense é uma honraria concedida pela Câmara Municipal a pessoas que, de alguma forma, contribuem para o desenvolvimento da cidade. - Foto: Divulgação

Personalidades dos mais diferentes segmentos da sociedade foram homenageadas na noite desta, sexta-feira, 13 de dezembro, com o Título de Cidadão Corumbaense, honraria concedida pela Câmara Municipal a pessoas ilustres que, de alguma forma, contribuem para o desenvolvimento da cidade.

A condecoração ocorreu durante Sessão Solene realizada no espaço de eventos Ygarapé, comandada pelo presidente do Poder Legislativo corumbaense, Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira).

Contou com as presenças de autoridades como o Contra-Almirante Alexandre Amendoeira Nunes, comandante do 6º Distrito Naval; General de Brigada Alerrandro Leal Faria, comandante da 18ª Brigada de Infantaria do Pantanal; senadora Soraya Vieira Thronicke, e o secretário de Governo Paulo Sérgio da Silva Narimatsu (representou o prefeito Marcelo Iunes), que fizeram parte da mesa ao lado de Bira.

Também presentes os vereadores Samyr Sadeq Ramunieh (Qualhada), Yussef Salla, Roberto Façanha, Genilson José, Luciano Costa, Alexandre Vasconcellos, Elinho Junior, Nelsinho Dib, Allex Dellas, Chicão Vianna, Manoel Rodrigues e a vereadora Raquel Bryk.

Homenagens

Foram agraciados com títulos de Cidadãos e Cidadãs Corumbaenses as seguintes personalidades: Flávia Florentino Pereira, médica anestesiologista, natural de São Paulo (indicação de Alexandre Vasconcellos); Marcela Merighi de Mello Ahmad, jornalista, natural de São Paulo, e Bassem Abdel Arahman Hussein, empresário, natural de Kufurmalek/Palestina (indicação de Allex Dellas); Mônica Meirelles Vieira, professora de Educação Física, natural de São Paulo, e Thiago José Assis Andreasi, engenheiro civil, natural de Campo Grande (indicação de Daniel Brambilla);

Souleiman Khaled de Andrade Aragi, empresário, natural de Fortaleza, e Mauro Wasilewski, advogado, natural de Curitiba (indicação de Chicão Vianna); Patrícia Souza Demarchi, empresária, natural de Arenópolis/MT, e Elson Moreira, empresário, natural de Umuarama/PR (indicação de Elinho Junior); José Gonçalves de Souza, empresário, natural de Juazeiro do Norte/CE, e João Barbosa Filho, servidor público, natural de Antonina do Norte/CE (indicação de Genilson José);

Soraya Vieira Thronicke, senadora, natural de Dourados (indicação de Luciano Costa); Márcia Denise da Rocha Martins, contadora e empresária, natural de Floriano (indicação de Manoel Rodrigues); Glaucy Maria Dib Elias Rodrigues, servidora pública, e Omar Fares Suleiman Sbeitan, empresário, natural de Kufr Malik/Palestina (indicação Nelsinho Dib);

Douglas Ribeiro Ramos, empresário, natural de Coronel Fabriciano/MG, e Juliana Torres Maaroug, empresária, natural de Campo Grande (indicação de Samyr Sadeq Ramunieh; Samah Ziad Dawood Ybraim, empresária, natural de Campo Mourão/PR, e Odilon Rodrigues Silva, engenheiro eletricista e empresário, natural de São Paulo (indicação de Raquel Bryk); Idelvan Anunciação, pastor da Igreja Internacional da Graça de Deus, natural de Campo Grande, e Darci Maia Nogueira, representante comercial aposentado, natural de Campo Grande (indicação de Roberto Façanha);

César Ulisses Abreu Vasconcelos, engenheiro mecânico, natural de Sete Lagoas/MG, e Cláudia Maciel L’Abbate Vasconcellos, natural de Sete Lagoas/MG (indicação de Yussef Salla); Orlamar Teixeira Gregório, procurador aposentado do MS, natural de Assai/PR, e Maria Angélica Correa Calábria, empresária, natural de Campo Grande (Ubiratan Canhete de Campos Filho – Bira);

Contra-Almirante Alexandre Amendoeira Nunes, comandante do 6º Distrito Naval, natural de Belém/PA; General de Brigada Alerrandro Leal Faria, comandante da 18ª Brigada de Infantaria do Pantanal, natural de Recife/PE; Capitão PMA Jorge Manoel Martins Junior, comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar Ambiental de MS, natural de Aquidauana; Tenente Coronel Pablo Diego Barros de Jesus, comandante do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros de MS/Corumbá, natural de Campo Grande; Fabrício Dias dos Santos, delegado Regional de Polícia Civil, natural de Brasília; Humberto de Mello Pereira, secretário executivo de Agricultura Familiar, natural de Jateí/MS, e Arthur Abelardo dos Santos Saldanha, advogado, natural de Ladário (todos indicados pelos integrantes da Mesa Diretora – Bira, Samyr, Yussef, Façanha e Genilson).

O evento foi uma verdadeira noite de gala realizada na espaço Ygarapé eventos. Foto: Divulgação 

Cidadãos por merecimento

O presidente da Câmara, vereador Bira, disse que a noite foi especial e marcou o registro de novos cidadãos e cidadãs corumbaense “que não tiveram a graça divina de nascer nesta terra, mas que a partir de hoje tornam-se de direito o que já são de fato”, ressaltou ao elogiar os novos “conterrâneos, tão bem indicados pelos vereadores e que tiveram seus nomes aprovados por unanimidade”.

“São pessoas que cumprem um trabalho muito importante para o desenvolvimento de nossa cidade, nos mais diferentes segmentos da sociedade”, prosseguiu citando que o Título de Cidadão é equiparado a um registro de nascimento, “um motivo de orgulho e satisfação pessoal de cada um e isso aumenta também a responsabilidade de todos na defesa intransigente dos interesses desta terra e na luta para que Corumbá siga cada vez mais, no rumo do desenvolvimento”, completou.

O prefeito Marcelo Iunes, em viagem, foi representado pelo secretário de Governo Paulo Narimatsu que repassou a todos uma mensagem do chefe do Executivo local. Parabenizou a Câmara pela realização da Sessão Solene, afirmando que o “Título de Cidadão Corumbaense é um gesto simbólico, mas carregado de significado que reforça o vínculo entre aqueles que mesmo não sendo filhos dessa terra, contribuem para o seu progresso, desenvolvimento e bem-estar”.

Luciano Costa falou em nome dos vereadores e fez um agradecimento a todos pelo trabalho desenvolvido nos últimos 12 anos, destacando os debates ocorridos dentro da Casa de Leis, sempre buscando o melhor para Corumbá, para a população.

Especial

A senadora Soraya Thronicke agradeceu a honraria, os vereadores pela homenagem e afirmou que “Corumbá tem algo muito diferente e especial do restante do nosso estado, Corumbá e Ladário, essa região especificamente. O sotaque é diferente o jeito é diferente. A hospitalidade o carnaval, tudo é diferente. Tem história, sua arquitetura, cultura, enfim, Corumbá tem um toque especial”, enalteceu.

O comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Alexandre Amendoeira Nunes, fez um agradecimento aos vereadores corumbaenses afirmando ter sido um privilégio receber o Título de Cidadão Corumbaense. “uma honraria que reflete não apenas o meu vínculo com esta terra acolhedora, mas também o reconhecimento por parte de sua população e de seus representantes”.

Disse que Corumbá, com sua rica história e cultura, sempre p cativou, fazendo uma alusão à força de seu povo e pela sua essência. É a terceira vez que ele está presente em solo pantaneiro e que já na primeira vez pode perceber que aqui é um “lugar onde as pessoas se dedicam ao bem-estar coletivo, e que a hospitalidade e o calor humano são característicos de todos”.

“Esse título não é apenas uma condecoração pessoal, mas um simbolismo de minha ligação de um marinheiro e da Marinha do Brasil com este município especial. É um marco que me inspira a contribuir ainda mais para o desenvolvimento de Corumbá e para o fortalecimento de sua identidade e comunidade”, enfatizou, lembrando a data, 13 de dezembro, Dia do Marinheiro, o que tornou o momento mais especial ainda.

Mônica Meirelles Vieira e Orlamar Teixeira falaram em nome das homenageadas e homenageados. Contaram suas histórias de vida, um pouco do trabalho desenvolvido na região de Corumbá, e fizeram um agradecimento à Câmara Municipal de Vereadores pela outorga do Título de Cidadão, uma comenda que reforça ainda mais o compromisso de todos com a região pantaneira.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.