PM de Corumbá dá dicas para proteger celulares contra roubos e furtos
30 NOV 2024 • POR Redação do Capital do Pantanal • 10h15Com a chegada das festas de fim de ano, os eventos e locais públicos tendem a ficar mais cheios, aumentando os riscos de furtos e roubos de celulares. Para proteger a população e minimizar os prejuízos causados por esses crimes, a Polícia Militar de Corumbá (MS) orienta sobre medidas preventivas e ferramentas tecnológicas que podem facilitar a recuperação do aparelho em casos de furto ou roubo.
Uma das primeiras medidas recomendadas é anotar e guardar o IMEI do celular. Para descobrir o IMEI é simples: basta digitar *#06# no teclado do celular, e o número será exibido na tela. O IMEI também pode ser encontrado na caixa original do aparelho ou em etiquetas na parte traseira. É fundamental armazená-lo em um local seguro, como um arquivo digital ou anotado em um local de fácil acesso. Em casos de furto ou roubo informe o número do IMEI no registro do boletim policial.
Outra medida indispensável para proteger seu celular é configurar uma tela de bloqueio com senha. Outra medida de segurança essencial é ativar os recursos de rastreamento nativos do aparelho. Nos celulares com sistema Android, o recurso “Encontrar Meu Dispositivo” permite localizar o celular, emitir alertas sonoros, bloquear o aparelho remotamente e até apagar os dados. Para configurá-lo, acesse as Configurações, vá até Google > Encontre meu dispositivo e ative a função. Certifique-se de manter o GPS e os dados móveis ativados.
Em caso de roubo ou perda, é possível acessar o recurso em qualquer dispositivo conectado à sua conta Google. Basta pesquisar por “Encontrar Meu Dispositivo” no navegador, fazer login com sua conta Google e o site exibirá a localização do aparelho em um mapa. Além disso, é possível ativar a Linha do Tempo no Google, uma funcionalidade que registra o histórico de movimentação do dispositivo, facilitando ainda mais o rastreamento. Tutoriais disponíveis na internet podem auxiliar no passo a passo dessa configuração, garantindo maior segurança para seu aparelho.
Já os usuários de iPhone contam com o recurso “Buscar”. Para ativá-lo, vá em Configurações > habilite as opções disponíveis, como “Buscar iPhone”. O sistema também permite compartilhar a localização do aparelho com familiares ou amigos, o que aumenta as chances de recuperação em caso de extravio. Caso precise acessar a ferramenta, entre no site icloud.com/find, onde é possível rastrear o celular, bloqueá-lo com uma senha de segurança ou até apagar os dados remotamente para evitar o uso indevido. Além disso existem aplicativos que fornecem serviço de rastreamentos. É fundamental realizar testes prévios nesses mecanismos para assegurar a eficácia e a funcionalidade do rastreamento.
Casos de roubos em Corumbá e Ladário mostram a importância do rastreamento. Em ocorrência registrada no dia 07 de setembro deste ano, uma vítima foi abordada e teve seu celular roubado. Graças à colaboração de uma testemunha e à ativação do rastreamento no celular, a guarnição localizou o aparelho em um hotel, onde o autor foi preso e o celular recuperado. Em outra ocorrência em Ladário, no dia 21 de outubro, uma vítima teve seu celular roubado enquanto transitava em uma área pública. A equipe de polícia, após rastrear o aparelho, com o auxílio das demais equipes, realizou uma incursão na mata, localizando o dispositivo e identificando o autor, que disparou contra a equipe e fugiu. Apesar disso, o celular foi recuperado, o autor foi identificado e preso posteriormente, evidenciando a importância do rastreamento para a resolução de crimes. Essas situações demonstram como a tecnologia pode ser fundamental na prevenção e combate ao crime.
Além disso, a Polícia Militar reforça a importância de colaborar com as autoridades através do Disque Denúncia (181), canal que permite informar crimes de forma anônima. Para ocorrências em andamento, o número 190 deve ser acionado imediatamente. *Informações da Comunicação do 6º Batalhão de Polícia Militar
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.