Geral

Dia Nacional do Doador de Sangue é oportunidade para aumentar estoques no MS

25 NOV 2024 • POR Natalia Yahn • 10h13
Hilda Beatriz, de 19 anos, precisou de doação de sangue logo ao nascer, junto com a irmã gêmea e a mãe. - Foto: Hemosul

O mês de novembro foi escolhido para receber o Dia Nacional do Doador de Sangue por preceder um período de estoques baixos, proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados. O sangue doado é utilizado para pessoas com doenças hematológicas variadas e câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte e para emergências. 

Os doadores regulares de sangue, ou aqueles que fazem pela primeira vez, relatam a alegria de poder ajudar. “Minha mãe sempre contou que quando nascemos de sete meses de gestação, eu e minha irmã gêmea, a medicina dizia que ou ela ou nós sairíamos vivas. Todas precisamos de sangue na época. Desde muito nova eu pensei que seria justo se eu, que recebi doação de sangue, retribuísse para ajudar, agradecer de alguma forma”, disse a estudante Hilda Beatriz Fernandes, 19 anos.

Onde doar?

Na Capital do Estado, Campo Grande (MS), o Hemosul Coordenador, localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304, funciona das 07h às 17h de segunda a sexta, e das 7h às 12h no sábado. Os telefones para contato são 3312-1517 e 99298-6316 (WhatsApp). 

Em Corumbá (MS), o Hemonúcleo, localizado na Rua Colombo, 1.250, no centro, funciona seguindo calendário estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde. Nesta terça-feira, 26, o Hemonucleo estará em campanha recebendo os doadores, das 07h ás 13h.

Dicas para doações

Para quem for doar sangue pela primeira vez, observe algumas dicas importantes para tornar a experiência simples e segura:

- É necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização dos responsáveis e a primeira doação deve ser até 60 anos – após esta idade, a doação pode ser feita apenas por pessoas que já são doadores), pesar 51 kg ou mais, e estar em boas condições de saúde;

- Durma bem na noite anterior e faça uma refeição leve antes da doação. Evite alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem;

- Beba bastante água antes da doação para facilitar o processo;

- É essencial apresentar um documento oficial com foto;

- Após a doação, descanse e evite esforços físicos nas primeiras horas.

*Informações da Comunicação Governo de MS

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.