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Festas de fim de ano devem movimentar mais de R$ 38 mi em Corumbá e Ladário

25 NOV 2024 • POR Gesiane S. Lourenço • 09h07
Roupas (47,82%), calçados (27,82%) e brinquedos (26,42%) estão entre as principais preferências de consumo para presentear no fim de ano. - Foto: Arquivo/Capital do Pantanal

As festas de Natal e Ano Novo prometem aquecer a economia da região de Corumbá (MS) e Ladário (MS) com uma movimentação estimada de R$ R$ 38.636.654. O valor apresenta uma diferença superior a R$ 17 milhões em relação com o ano passado, quando a movimentação econômica foi de R$ R$ 21.336.601. No Mato Grosso do Sul, a movimentação financeira no período é estimada em R$ 1,27 bilhão. Os dados são da pesquisa sazonal do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), realizada em parceria com o Sebrae/MS.

De acordo com a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira, o cenário é otimista. "O consumidor sul-mato-grossense está mais propenso a celebrar, e isso reflete diretamente na economia. É o momento oportuno para o comércio se preparar, atender bem e aproveitar o movimento gerado pelas festas de fim de ano. O gasto médio com presentes de Natal está em R$ 456, e o das comemorações em R$ 340, valores significativos que impulsionam nossa economia", diz.

A pesquisa revela que 83,49% dos consumidores de Mato Grosso do Sul pretendem comemorar o Natal, enquanto 61,23% planejam comprar presentes. Entre os itens mais procurados estão: roupas (47,82%), calçados (27,82%) e brinquedos (26,42%). A preferência pela compra em lojas físicas foi destacada por 86,81% dos consumidores, e 78,68% pretendem comprar no centro das cidades.“Uma dica importante para os comerciantes é ficar atento a algumas preferências do consumidor, como a preferência pelo desconto no pagamento à vista (70,65%), que é uma característica do consumidor sul-mato-grossense, além da importância da qualidade do produto, apontado por 66,61% dos entrevistados”, complementa Regiane.

A comemorações de Ano Novo também têm grande impacto na economia do Estado, com 83% da população disposta a celebrar a data, especialmente com a família e amigos próximos (80,98%). Moradores de Corumbá (MS) e Ladário (MS), pretendem gastar o valor médio de R$ 288,19 com comemorações para receber o novo ano. 

Apoio ao empresário local

De acordo com o analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, as festas de fim de ano são um momento mágico, repleto de oportunidades para o comércio. "Este período é ideal para fidelizar clientes e fortalecer a economia local. Investir em boas experiências presenciais, descontos para pagamentos à vista e estratégias criativas nas redes sociais pode ser a chave para atrair mais consumidores", diz.

Com 87% dos consumidores preferindo compras presenciais, mas também atentos ao mercado online, os empresários devem se preparar para atender ambos os públicos. Promoções personalizadas, como descontos progressivos e combos, também são estratégias recomendadas para itens mais procurados, como roupas, calçados e brinquedos.

"Com 37% dos consumidores presenteando filhos e enteados, e considerando que os produtos mais procurados são as roupas, calçados e brinquedos, dê destaque a eles e invista em combos ou descontos progressivos. Aposte também nas redes sociais, mostre os bastidores da loja, conte histórias por trás dos produtos, apresente dicas de presentes e crie desafios ou sorteios temáticos de Natal e de Ano Novo para engajar os clientes e atrair mais movimento", conclui o analista.

13º salário

A pesquisa também aponta tendências para os gastos programados com o 13º salário. Neste ano, 55,73% dos entrevistados informaram que não irão receber, enquanto 44,27% terão o benefício natalino. A maioria diz que pretende pagar contas (27,48%), seguido dos que irão poupar (13,34%). Outros 11,63% pretendem comprar móveis e eletroeletrônicos, ao passo em que 10,83% pagarão dívidas atrasadas.

A pesquisa entrevistou 1.931 pessoas em 8 municípios do Estado entre os dias 04 e 12 de novembro, com nível de confiança de 95% e margem de erro entre 5% e 6%. *Informações da Infinito Comunicação Empresarial

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