Geral

Palestras em celebração aos 50 anos de tombamento do Forte Coimbra são transmitidas ao vivo

23 NOV 2024 • POR Gesiane S. Lourenço • 09h37
A primeira palestrante do dia, Drª. Margareth Escobar Ribas, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), aborda a Arquitetura Militar Moderna. - Foto: Reprodução

Neste sábado, 23 de novembro, as palestras que integram a programação dos 50 anos de  Tombamento do Forte Coimbra, que acontecem no Centro de Convenções do Pantanal, no Porto Geral de Corumbá (MS), estão sendo transmitidas ao vivo pelo Canal da Fundação Municipal de Cultura no You Tube.

A primeira palestrante do dia, Drª. Margareth Escobar Ribas, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), aborda a Arquitetura Militar Moderna. Na sequência, a Tenente Kauanna Lourdes Vasconcelos de Sousa fala sobre o projeto de restauração do Forte Coimbra. O encerramento, fica por conta do Msc Rubens da Costa Marques, num debate com o tema "A Fortaleza e a fé".

O evento é realizado pela Câmara Temática de Patrimônio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul (CAU/MS), o IPHAN/MS, a Prefeitura Municipal de Corumbá (MS), a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e o Exército Brasileiro/Comando Militar do Oeste.

Localizada na margem direita do Rio Paraguai, no distrito de Coimbra, em Corumbá (MS), a edificação foi tombada em 1974 e inscrita nos Livros do Tombo Histórico e no Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. O Forte de Coimbra é um representante da arquitetura militar portuguesa no século XVIII e foi construído com rocha balsática e argamassa de saibro e cal. A fortificação pertence ao Exército Brasileiro e é mantida pela 3ª Companhia de Fronteira, unidade militar da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira/Comando Militar do Oeste.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.