Candidato à presidência da OAB-MS, Lucas Rosa busca apoio dos advogados de Corumbá
19 NOV 2024 • POR Gesiane S. Lourenço • 09h43Antes de dar inicio a sua importante agenda com advogados de Corumbá (MS), nesta terça-feira, 19 de novembro, Lucas Rosa, candidato à presidência da OAB-MS pela chapa “Renovação: OAB para Todos” (número 11), concedeu entrevista ao vivo para a jornalista Sylma Lima do Capital do Pantanal.
Faltando poucos dias para a votação que irá eleger o novo presidente da OAB-MS, em 22 de novembro, Rosa tem intensificado as visitas em diversas cidades do estado, para apresentar suas propostas e levantar o que deve ser a principal bandeira da sua administração. Rosa defende uma OAB presente em todas as cidades do Mato Grosso do Sul, com uma administração inclusiva, descentralizada e próxima às necessidades da advocacia regional.
"Sou candidato à presidência da OAB-MS pela oposição, nossa chapa é pela renovação da Ordem. Nós temos um olhar concreto e prático para o interior, minha vice-presidente, Dra. Thalita Peixoto, é de Dourados, e por Corumbá terei dois representantes na minha administração. ADra Janaína, que será uma das minhas diretoras, e Dr. Cândido, que será conselheiro titular. Eles são duas lideranças importantes, que amam a OAB e vão servir com muita firmeza e compromisso", destaca o candidato.
Na entrevista, transmitida ao vido pelo Facebook do Capital do Pantanal, Rosa revelou um dado classificado pelo próprio como escandaloso. De acordo com o candidato, "42% dos advogados de Mato Grosso do Sul estão inadimplentes, não pagaram a anuidade. São quase 9 mil advogados, é muita gente! Hoje, o colega que tenta resolver sua situação, além de pagar seus débitos, sem isenção de juros, precisa também pagar honorários para a OAB, isso não faz sentido. Na minha gestão, o advogado inadimplente terá isenção de juros e não terá cobrança de honorários", assume o compromisso.
Outra falha apontada pelo candidato é a exigência da presença física do advogado do interior nas reuniões das comissões realizadas na Capital. "Isso isola os colegas do interior. Na minha gestão, a participação poderá ocorrer online. Será obrigatório, que toda comissão disponibilize o link para participação do interior nas reuniões", destaca o candidato.
O Capital do Pantanal conversa ao vivo com o Lucas Rosa, candidato à presidência da OAB-MS pela chapa “Renovação: OAB para Todos”. Ele está na cidade cumprindo uma extensa agenda com os advogados da cidade. Assista na íntegra.
Posted by Capital do Pantanal on Tuesday, November 19, 2024
Para Rosa, melhorando o diálogo com os advogados do interior e proporcionando maior proximidade com a categoria, as demandas específicas, como as de Corumbá, serão ouvidas e atendidas. Entre as principais questões levantadas pelos advogados locais estão o fortalecimento das prerrogativas profissionais, o apoio ao exercício da advocacia em regiões de fronteira e a melhoria das condições de trabalho.
Lucas Rosa destaca que a descentralização dos serviços e eventos promovidos pela Ordem será uma prioridade em sua gestão. “Queremos uma OAB que esteja próxima, que compreenda os desafios locais e que ofereça soluções práticas e viáveis para o dia a dia dos advogados”, afirma o candidato. A ideia é criar uma estrutura de apoio que reduza a necessidade de deslocamentos para a capital, possibilitando que os profissionais do interior tenham acesso facilitado a programas de capacitação, eventos e demais iniciativas promovidas pela Ordem.
O encontro de Lucas Rosa com os advogados e advogadas de Corumbá (MS) acontece hoje, 19, às 11h30, no Restaurante Miguéis, localizado na rua 15 de Novembro, no centro de Corumbá (MS). Rosa destaca que todos são convidados para construir uma OAB mais forte e conectada com a realidade de seus membros.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.