Geral

MS está há 15 dias sem estoque de vacina contra a covid-19

21 OUT 2024 • POR Cassia Modena, CG News • 12h11
Desabastecimento está ligado ao contrato entre o Ministério da Saúde e a farmacêutica Moderna. - Foto: Álvaro Rezende

O desabastecimento nos estoques de vacinas contra a covid-19 enfrentado pelo Brasil já afeta Mato Grosso do Sul e todos os seus municípios. Eles estão zerados há aproximadamente 15 dias no Estado. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, 21 de outubro, pela SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Responsável pelo setor de Imunização da pasta, Ana Paula Rezende Goldfinger informa que estão em falta tanto as doses destinadas às crianças, quanto aos adultos. Ela reforça que se trata de um problema pontual relacionado não apenas a Mato Grosso do Sul, mas a todo o país. 

O Ministério da Saúde reconheceu que estados e municípios estão com poucas vacinas disponíveis em matéria publicada nesta segunda-feira pela Folha de São Paulo, que relaciona o problema ao vencimento de doses que estavam travadas nos estoques federais; a substituição de doses que venceriam mais rápido que o previsto em contrato; e a burocracia para a chegada de novo lote de vacinas já autorizado.

Além disso, a pasta federal associa o desabastecimento à validade da vacina, à exigência de baixíssimas temperaturas no armazenamento e as fake news que atrapalham campanhas de imunização.

Atualmente, o ministério possui contrato apenas com a farmacêutica Moderna para o fornecimento das vacinas anticovid.

Ana Paula explica que o último lote que a SES recebeu para distribuir aos 79 municípios foi de vacinas monovalentes produzidas pela mesma empresa. "No momento, elas findaram, então o Estado não tem mais doses", fala.

"O que nós sabemos é que o Ministério já fez uma nova aquisição, um contrato para aquisição, que já foi finalizada, porém, tem os trâmites de envio, uma vez que não é uma vacina brasileira, é importada. Portanto, existem esses trâmites a serem cumpridos", ressalta a coordenadora. 

A coordenadora finaliza dizendo que não há previsão para o reabastecimento no Estado e que a SES ainda não sabe qual é a fornecedora que irá renovar os estoques.

"Não temos data exata da entrega dessas doses, mas nós sabemos que, como já existe essa compra, esse envio deve ser realizado no mais breve possível e nós conseguiremos reabastecer os 79 municípios", concluiu. 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.