Geral

Filhote de tuiuiú resgatado de incêndio no Pantanal não resiste e morre

21 OUT 2024 • POR Gesiane S. Lourenço • 11h23
Os outros dois filhotes de tuiuiús sobreviventes foram levados para o CRAS em Campo Grande. - Foto: Divulgação/IHP

Os incêndios na região do Amolar, no Pantanal de Mato Grosso do Sul (MS), continuam ocasionando graves prejuízos a flora e a fauna pantaneira. Na última sexta-feira, 18 de outubro, um ninho de tuiuiú, ave símbolo do bioma, foi resgatado por brigadistas da Brigada da do Alto Pantanal em parceria com o Ibama. Os animais estavam sendo ameaçados pelas chamas. 

De acordo com informações divulgadas, a grave situação de ameaça sofrida pelos tuiuiús foi identificada na quinta-feira, 17. No dia seguinte, durante monitoramento da situação, foi percebido que a árvore onde estava posicionado o ninho havia pegado fogo. Imediatamente, a equipe formada por brigadistas do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), se deslocou até a região para iniciar o salvamento. Três filhotes de tuiuiús foram retirados do ninho.  

No sábado, 19, uma equipe do Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal), com médicos-veterinários do IHP, UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e Ibama chegaram na região para realizar atendimento veterinário das aves.

Dois dos filhotes resgatados foram transferidos, por helicóptero do Ibama, para s Fundação do Meio Ambiente, em Corumbá (MS). Eles receberam os primeiros atendimentos e foram transferidos para o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) em Campo Grande. Uma das aves, infelizmente não resistiu e morreu antes mesmo de chegar em Corumbá (MS). Técnicos apontam que possível estresse pode ter causado a morte da ave.

A árvore atingida pelo fogo fica próxima a comunidade da Barra do São Lourenço, região que há dias tem sofrido com incêndios florestais. 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.