Geral

Incêndios entre MS e MT geram urgência de saúde nas comunidades ribeirinhas do Pantanal

19 OUT 2024 • POR Redação do Capital do Pantanal • 10h01
O grande volume de fumaça na região está gerando problemas respiratórios nos moradores da comunidade. - Foto: IHP

A região entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul vem passando por um aumento na gravidade de incêndios florestais, que estão atingindo principalmente a comunidade indígena Barra do São Lourenço. Por lá, vivem em torno de 100 pessoas, algumas delas com idade acima dos 60 anos e que possuem problemas respiratórios, por exemplo. Com esse cenário de emergência e devido ao grande volume de fumaça e calor naquela região, um médico (a) e um enfermeiro (a) estão sendo chamados pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP) para serem voluntários nesse atendimento. Inicialmente, os profissionais voluntários trabalhariam na região até o dia 24 de outubro.

Os profissionais, que precisam ter a devida documentação para atuarem, ficarão instalados na base do IHP, na RPPN Acurizal, e vão fazer o deslocamento até a comunidade com a equipe do Instituto que também está na região. Além de médica veterinária, o IHP está atuando com os brigadistas ambientais da Brigada Alto Pantanal. Não haverá custo para o transporte entre Corumbá e a região do atendimento e nem gasto com alimentação para o período.

Os interessados devem entrar em contato, a qualquer momento, pelo Whatsapp (67) 4042-5424. Uma embarcação do IHP se desloca para a região da comunidade Barra do São Lourenço neste sábado, 19. *Informações do IHP.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.