Geral

Estudantes da EE Júlia Gonçalves Passarinho realizam 1ª viagem de estudos a Campo Grande

18 OUT 2024 • POR Jackeline Oliveira, SED • 13h12
A viagem aconteceu no início do mês de outubro e contou com a participação de estudantes e equipe pedagógica do Ensino Fundamental e Médio. - Foto: Divulgação

A EE Júlia Gonçalves Passarinho, localizada em Corumbá, realizou sua primeira viagem de estudos a Campo Grande, no início de outubro. A viagem foi planejada e organizada no primeiro semestre de 2024 e contou com a participação de estudantes e equipe pedagógica do Ensino Fundamental e Médio.

O objetivo da viagem foi proporcionar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula durante o ano letivo de 2024, nos componentes curriculares abordados dentro da proposta pedagógica. A coordenadora da área de Ciências Humanas, Angélica Leal organizou o roteiro de viagem e os principais pontos de estudo do percurso.

Os estudantes vivenciaram a paisagem pantaneira, saindo de Corumbá, passando pelas cidades de Miranda, Anastácio, Camisão, Piraputanga e Palmeiras, desembarcando em Campo Grande. Durante o percurso, foi possível observar o impacto do período de queimadas no bioma pantaneiro.

“Corumbá está vivenciando um período crítico de queimadas, porém, foi possível observar que a fumaça se espalhava por todo o trajeto. Foi de grande impacto a quantidade de áreas destruídas pela cinza e o quanto de calor isso causa. Observamos isso nas aulas de Biologia e pudemos ver aqui, ao longo da viagem”, disse Letícia Pereira, do 3º Ano A.

Em Campo Grande, os estudantes visitaram a Feira Central, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o Bioparque Pantanal, o Shopping Campo Grande, o Parque das Nações Indígenas, Parque dos Poderes e também a área central da Capital.

O objetivo da viagem foi proporcionar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. Foto: Divulgação

Richard da Silva, estudante do 1º Ano, turma A, registrou todas as experiências em fotografias. “O Bioparque foi um local que me deixou impressionado pela quantidade de espécies de peixes e animais do Pantanal. Além da estrutura ser futurista, muito bem planejada. Tirei várias fotografias para mostrar à minha família. No parque das Nações Indígenas presenciei muitas espécies de insetos, isso me chamou muita atenção, pois gosto da área de biologia”, afirmou.

“A viagem de estudos JGP foi um grande desafio à nossa equipe. Acreditamos que a construção do conhecimento deve ir além dos muros e investimos nisso. Contamos com o apoio dos familiares, que custearam a viagem, apoio de nossa equipe administrativa e pedagógica, que colaborou incentivando e com as promoções para custeio. Foi a realização de um grande projeto de toda nossa equipe JGP”, reforçou a Diretora Érica.

De acordo com a direção escolar a viagem de estudos já foi acrescentada no calendário de ações da escola e será inserido no PPP da unidade.

“A viagem possibilitou a aula prática de diversos componentes curriculares, como na área de exatas-cálculos de distância, de gastos e aplicações de medidas diversas; área de linguagens – vivência de cultura, esporte e lazer; ciências humanas-histórias, áreas geográficas, filosofia e sociologia da região; ciências biológicas-fauna, flora e impactos ambientais nas cidades visitadas, percurso e em Campo Grande”, explicou a diretora adjunta, Camila Cavalcante.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.