IFMS deve oferecer formação de agentes culturais a partir de 2025
18 OUT 2024 • POR Assessoria, IFMS • 10h30O novo curso está sendo desenvolvido através de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e o Comitê de Cultura de Mato Grosso do Sul, por meio da Associação Flor e Espinho. A ideia é promover a mobilização social, formação continuada de agentes culturais, fomento à economia criativa e a difusão das políticas culturais no Estado.
São objetivos da cooperação fortalecer a diversidade cultural, ampliar o acesso às manifestações culturais locais e regionais, e formar agentes culturais para atuarem na preservação, produção e promoção de expressões artísticas e culturais.
O acordo é válido por dois anos, e o plano de trabalho prevê as seguintes iniciativas:
- ações com foco no fortalecimento à formação e certificação de agentes culturais;
- promoção da mobilização e a articulação cultural em Mato Grosso do Sul;
- estímulo à economia criativa e ao desenvolvimento socioeconômico regional;
- consolidação da rede de parcerias para a promoção cultural; e
- ampliação da difusão e da comunicação sobre políticas culturais.
A cooperação faz parte do processo de estruturação do Núcleo de Arte e Cultura do IFMS (NUAC), conforme explica a coordenadora Rafaela Chivalski de Oliveira, professora de Artes no Campus Jardim.
"Além de promover a formação, essa parceria abre diversas possibilidades. Além de fortalecer a mobilização cultural, valorizando e preservando a diversidade local, ela fomenta a economia criativa, incentivando o empreendedorismo, a geração de renda e o fortalecimento das expressões culturais regionais”, destaca.
Rafaela destaca ainda que o acordo abre espaço para o atendimento a públicos em situação de vulnerabilidade.
“Parte do nosso foco é garantir a ampla divulgação das políticas culturais por meio de plataformas e eventos, incentivando a participação da população e assegurando a inclusão de grupos historicamente marginalizados, como quilombolas, indígenas, afrodescendentes, pessoas com deficiência e a comunidade LGBTQIAPN+”, complementa.
Os Comitês de Cultura são formados por redes de agentes culturais que, por meio de parcerias com o Ministério da Cultura, desempenham atividades no fomento relacionado à área.
Em Mato Grosso do Sul, o Comitê de Cultura fomenta tanto manifestações culturais ancestrais, como as tradições indígenas e afro-brasileiras, quanto produções contemporâneas em diferentes campos artísticos. É formado por organizações como a Companhia de Teatro e Circo Flor e Espinho, a Organização Caianas e o Camará Capoeira.
Ações do IFMS
O plano de trabalho estabelecido a partir do termo de cooperação prevê que o IFMS oferte o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Agente Cultural nos formatos presencial e a distância. Também estão previstas ações como realização de oficinas e seminários e apoio à elaboração de projetos culturais.
A coordenadora do NUAC explica que o curso FIC de Agente Cultural, já ofertado pelo IFMS em Corumbá, será retomado.
“Trata-se de uma formação de extrema importância para a comunidade, pois capacita os participantes para atuarem de maneira qualificada na preservação, promoção e valorização das expressões culturais locais. Também fortalece a cultura regional, impulsionando o empreendedorismo cultural e a economia criativa”, pontua Rafaela.
Segundo a coordenadora, o curso está sendo reestruturado para ser relançado. Participam do processo de reestruturação profissionais do IFMS, Comitê de Cultura, Ministério da Cultura (MinC) e do IPHAN/MS (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
A previsão inicial é que o curso seja ofertado a partir de 2025, com a formação de 200 agentes culturais no período de dois anos.
Núcleo de Arte e Cultura
No mês de agosto, o Conselho Superior (Cosup) do IFMS aprovou o Regulamento dos Núcleos de Arte e Cultura (NUAC). O documento trata das atividades do núcleo, destinadas a fomentar a integração artística e sociocultural das comunidades interna e externa, de forma articulada ao ensino, pesquisa e extensão.
Os NUAC serão instâncias organizacionais responsáveis por desenvolver, acompanhar e instituir ações voltadas à implantação Política de Arte e Cultura do IFMS, de maneira colaborativa, na reitoria e nos dez campi.
Tanto o a coordenação central do Núcleo, que ficará na reitoria, quanto suas respectivas unidades que serão sediadas nos campi, estão em processo de organização e estruturação.
Festival
Desde 2016, o IFMS promove o Festival de Arte e Cultura, evento de extensão realizado anualmente nos dez campi do IFMS que visa estimular o desenvolvimento de atividades culturais e artísticas, e de manifestações populares e eruditas, promovendo a troca de conhecimentos e a participação de toda a comunidade.
Neste ano, o evento ocorrerá nos meses de novembro e dezembro em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
O evento recebe fomento institucional por meio da concessão de auxílios do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, à Extensão, à Pesquisa e à Inovação (Piepi), além de bolsas de extensão do Programa Institucional de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão (Pibaex).
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.