Projeto de sustentabilidade dá novo uso ao chafariz da Câmara de Corumbá
17 OUT 2024 • POR Gesiane S. Lourenço • 10h22Pondo em prática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) proposto pela Organização das Nações Unidas a líderes mundiais, a Câmara Municipal de Corumbá segue realizando uma série de ações de sustentabilidade.
A ação faz parte de um trabalho iniciado no ano passado, que culminou com a assinatura de um contrato no início do mês de novembro de 2023, com a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), visando a prestação de serviço especializado de consultoria e assessoria em Sustentabilidade Corporativa e ESG - Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança), para personalização de metodologia do Programa ESG FIEMS.
O estabelecimento dessa parceria foi um marco para a Câmara Municipal de Corumbá, a primeira do Mato Grosso do Sul a adotar um importante programa da FIEMS e iniciar um projeto de certificação das práticas sustentáveis, conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) proposto pela Organização das Nações Unidas.
Projeto em desenvolvimento
O presidente do Poder Legislativo corumbaense, Ubiratan Canhete de Campos Filho, o Bira, destacou que, menos de um ano após formalizar a parceria com a FIEMS, a Câmara já avançou nas ações, como a execução de um projeto de energia voltaica responsável pela produção de energia limpa, sem contar a economia que isto representa para os cofres públicos.
O espaço físico da Câmara Municipal passou por obras de urbanização, com a implantação de uma área verde, ajardinamento, totalmente iluminado, bem como do estacionamento coberto na esquina das ruas 13 de Junho com a Gabriel Vandoni de Barros que, por meio de lei, passou a ser denominado de ‘Vereador Carlos Alberto Machado’.
“Hoje a Câmara está com um novo visual. As obras realizadas no local, permitem que todos os servidores e vereadores, tenham um espaço mais agradável e isso reflete diretamente no desempenho das funções de todos, refletindo diretamente na população, inclusive na saúde, já que o projeto executado, permitiu eliminar um criadouro em potencial do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, sem descaracterizar a estrutura criada quando da construção do Paço Municipal”, afirmou Bira, se referindo ao chafariz que, sem funcionar, acumulava água de chuva, se tornando um perigo para a saúde pública.
O presidente lembra que o trabalho é coordenado pelo Núcleo de ESG da Fiems e contempla diversas ações que envolvem capacitação e desenvolvimento de pessoas, realização de eventos e ações voltadas aos públicos interno e externo da Câmara Municipal.
Bira ressalta que tudo que está ocorrendo é resultado de um trabalho iniciado em julho, quando da primeira reunião com integrantes do Núcleo ESG da FIEMS, viabilizada pelo vereador Elinho Junior, que fez a ponte entre a Federação das Indústrias e a presidência da Câmara.
“É uma parceria importante e a FIEMS está nos dando todo suporte técnico, seu conhecimento, seu know-how para execução do programa e a Câmara de Corumbá foi a primeira do Estado a firmar um convênio desse tipo, voltado para a Gestão Pública”, comentou Bira.
*Informações da Assessoria de Imprensa da Câmara de Corumbá.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.